Destaques Geral

Quinta Flipassos começa hoje com escritores e apresentações de Toquinho e Renato Teixeira

Por Adriana Dias / Redação

6 de novembro de 2021

O passense Gilberto Andrade de Abreu é o quinto homenageado da Feira Literária de Passos./ Foto: Reprodução.

PASSOS – A quinta edição da Feira Literária de Passos (Flipassos) tem início neste sábado, 6, às 9h, na Tenda Cultural montada em frente ao Palácio da Cultura, na Praça Geraldo da Silva Maia (Praça do Rosário), e segue até o dia 10 com diversas atrações literárias e musicais. Neste ano o homenageado é o autor e professor passense, radicado em Ribeirão Preto, Gilberto Andrade de Abreu.

Dentre as atrações estão as apresentações musicais de Toquinho e Renato Teixeira. Também acontecem os lançamentos de livros de Marco Túlio Costa, Sabrina Moura, da Associação dos Escritores, Escritores e Cia, Dimas Lopes, Marcos Pimenta. A programação completa pode ser conferida no ClicFolha.com.br.

Logo após a abertura, às 10h30 tem apresentação do Coral Pequenos Cantores de Passos e diversas atrações estarão acontecendo paralelamente durante todo o sábado, como contação de histórias, exposição do Concurso Cultural de Produções de textos, desenhos e fotos – “O Senhor das Palavras e o Jardineiro”, do passense José dos Reis Santos, na Casa da Cultura e feira popular do livro na praça. Também terá roda de conversa com cinco escritores integrantes da Associação dos Escritores de Passos; oficina de dança, palestra sobre livros.

No sábado, às 17h30 será realizado o Bate Papo com cantor e compositor Toquinho e Gilberto Abreu na Tenda Cultural. A Flipassinhos para o público infantil será a partir das 16h.

Já no domingo, às 9h tem apresentação de dança, e às 10h a Roda de Conversa com o homenageado Gilberto Abreu e Amigos Escritores, que são Alexandre Marino, Marco Túlio Costa, Alexandre Brandão e Antônio Barreto, no Salão do Palácio da Cultura. Ainda no domingo tem atração teatral, e às 17h um bate papo com Renato Teixeira, que fará um show a partir das 21h na Tenda Cultural.

Na segunda-feira, 8, as aventuras literárias têm início às 9h com contação de história, Flipassinhos e oficina de ilustração, palestras e entrega simbólica de sacola do Projeto ”Cultivando Leitores” com alunos da rede municipal de ensino. Às 18h será realizado um bate papo com os chargistas Magela Oliveira e Ivan Vasconcelos- criadores do Váscoli, no Salão do Palácio da Cultura. No mesmo horário no Palco estará acontecendo um bate papo com Osório Couto sobre bibliotecas públicas.

As atividades na terça-feira, 9, também têm início às 9h com palestras e diversas experiências de escolas municipais de Passos. O dia conta com exposição de desenhos e muitas outras atrações, dentre elas a palestra:

“Ditos populares divertidos e bem-humorados de que nossas mães e avós mais gostavam”, com Dimas Lopes.

Na quarta-feira, 10, a feira segue com contação de história, sarau, recital e entrega das premiações dos vencedores do concurso de produções de textos, desenhos e fotos. Às 18h tem o concerto com a Banda Sinfônica do Projeto Levare da Polícia Militar e Show com a Banda de Música do 12° Batalhão da Polícia Militar de Passos. Para finalizar a feira o homenageado Gilberto Abreu conta um pouco de sua história.