Destaques Quinta Coluna

Quinta Coluna

Por César Tadeu

9 de outubro de 2020

Foto: Hrassad

Foto: Reprodução / Vaticano News

Seria ele mais um “Colírio da Semana”, nas vistas de Faleiros? Um candidato ao título de “Garoto Verão” numa próxima sessão passarela by miss Terezinha Spósito?!? Ou seria o boy, mais um boy magia, para ilustração!?!
Tscf, tsc, tsc…Nada disso, fariseus!

***

O fina estampa na photo trata-se de Carlo Acutis. Nascido em 3 de maio de 1991 em Londres/Inglaterra, filhos de pais italianos que, três meses depois do nascimento do filho, mudaram com ele para Milão. Carlo adorava videogames. Tinha um Playstation – ou um PS2 – lançado em 2000, quando tinha nove anos. Mas o moleque só se permitia jogar uma hora por semana. Ele também era programador, tinha um site e gostava de esportes em campo aberto.

***

Tudo muito normal, até que, quando adolescente, Carlo foi di-agnosticado com leucemia. Ele se tornou conhecido por documen-tar milagres eucarísticos ao redor do mundo e catalogá-los em um site – Milagres Eucarísticos – que ele mesmo criou nos meses ante-riores à sua morte. Ofereceu seus sofrimentos “pelo Senhor, pelo Papa e pela Igreja”.
Morreu na cidade de Monza, na Umbria, aos 15 anos de idade, no dia 12 de Outubro de 2006 – por aqui nos trópicos, feriado santo da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

***

Pediu para ser sepultado em Assis, por conta do grande amor que nutria por São Francisco. Sua causa de beatificação e canonização foi aberta em 2013, quando o Vaticano reconheceu um milagre realizado por ele: a cura de um menino de três anos, que tinha uma doença rara no pâncreas. O milagre aconteceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul/Brasil.

***

A mãe de Carlo diz que não entende a relação do filho quase beato com o país: “Carlo nunca foi ao Brasil, mas tem esta ligação muito forte. Ele morreu no dia de Nossa Senhora Aparecida, seu corpo está sepultado numa paróquia em que o padre se chama Carlo e é brasileiro, tem as Irmãs Capuchinhas brasileiras que estão cuidando do Carlo e o milagre que possibilitou sua beatificação aconteceu no Brasil”.

***

Carlo foi declarado venerável em 2018 e ficou conhecido entre os fiéis como “Padroeiro da Internet”, já que, em vida, conseguiu unir a religião e sua paixão por computadores ao criar um site dedicado à catalogação cuidadosa de cada milagre já relatado e também usando a www para evangelização. Em 23 de janeiro de 2019, mais de dez anos após sua morte, seu corpo foi exumado para ser levado para uma igreja na mesma cidade. No entanto, uma surpresa em seguida: o cadáver foi encontrado incorrupto e apresentado, sem maiores explicações por parte do Vaticano, que apenas explicou que os restos do rapaz foram “recompostos” com uma máscara de silicone. Carlo ainda era o garoto alto, de 1,82m, só tinha a pele um pouco mais escura, com todos os cabelos pretos e cacheados. O mesmo peso – 70 quilos -, que ele havia predito três meses antes de morrer: “Quando eu pesar 70 quilos, estou destinado a morrer”.
No dia 6 de abril de 2019 o corpo de Carlo Acutis foi transferido para, finalmente, ser sepultado em Assis/Itália, então na Igreja Santa Maria Maggiore. De lá, nova transferência, agora definitiva, para o Santuário do Despojamento de Assis , onde os fiéis poderão venerá-lo para sempre.

***

No santuário, o túmulo de Carlo Acutis foi aberto para visi-tação no dia 1º de outubro e ficará disponível para veneração públi-ca até o próximo dia 17. O corpo chama atenção pelo seu estado de conservação, muito bem preser-vado. Apesar de muitos órgãos terem sido afetados pela leuce-mia, o coração de Carlo ficou intacto, foi retirado e classificado como relíquia pela Igreja, que colocará o órgão em exposição na Basílica de São Francisco de Assis.

***

Chama atenção as roupas pos-tas no corpo: pela primeira vez na história da Igreja Católica será possível ver um santo vestido de calça jeans, moletom e …um par de tênis da Nike, que eram as roupas que ele usava.

***

A cerimônia de beatificação do jovem Carlo Acutis, o “ciber apóstolo” da Eucaristia – “um me-nino do nosso tempo, da era da internet e um modelo de san-tidade da era digital”, conforme o Papa Francisco apresentou em sua carta aos jovens de todo o mundo – acontece amanhã na Basílica de São Francisco.


Express Press

A hora santa ainda não acabou, saduceus! A festa em louvor à Nossa Senhora Aparecida, na Igreja Matriz plantada no alto do bairro Canjeranus, se intensifica, mesmo nestes dias de pandemia. Seguindo o protocolo de combate à disseminação do novo coronavirus, a festa em louvor à padroeira do Brasil, até o domingo 11 de outubro, acontecem missas na Matriz, ás 19h, sempre após a novena em louvor à Senhora Aparecida. No domingo haverá missas também na Igreja Santos Reis e Santa Luzia, às 8h30 e 17h. Na matriz, às 10h e 19h. Missas on-line e presenciais, obedecendo ao protocolo dos tempos de Covid-19, que permite a ocupação, pelos fieis, de apenas 30% da capacidade das igrejas.
No 12 de Outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, celebração de missa às 5h, 8h30, 16h e ás 19h. A poderosa e gigantesca carreata, conduzindo a imagem da padroe-ira, terá início ao meio-dia, saindo ali nas imediações da igreja no alto do Canjeranus…

…A festa em louvor à Nossa Senhora Aparecida vai movimen-tar também o salão paroquial (anexo à igreja matriz), no domin-go, das 11h às 14h, quando será servido o Almoço com a Padroeira. Em sistema drive-thru, os interes-sados passam pelo local e retiram marmitex recheada com arroz, feijão-tropeiro e pedaços de porco à paraguaia. Bilhetes custam R$ 20 e estão à venda com os membros das pastorais ou podem ser adqui-ridos na secretaria da paróquia.

Não menos parte integrante da festa de Nossa Senhora Aparecida, até o dia 11de outubro rola um leilão virtual em prol da paróquia Nossa Senhora Aparecida. Para participar, entre 9h e 21h, basta acessar o https://chat.whats app.com/KdlKgguShhiDMkm8 e8fLB1 e dar lances em diversos brindes.

“Nossa Senhora me dê a mão / Cuida do meu coração / Da minha vida, do meu destino / Do meu caminho / Cuida de mim…” Passa do o santo 12 de Outubro, na terça-feira 13, no amplo auditório da AMEG e, preferencialmente, ocu pando os fieis asseclas apenas 30% da capacidade do local, vai rolar o primeiro “Debate Eleitoral” entre os candidatos á Prefeitura de Pas sos nas Eleições 2020. Em evento armado e capitaneado pela Associ ação Comercial e Industrial de Passos, a tradicional ACIP…

A ACIP, diga-se, já pilotou uma reunião prévia com os candidatos e/ou seus representantes para apre sentar e acertar as regras do debate. Estiveram presentes o candidato Capitão Virgínio (PMN), os repre sentantes dos candidatos Alexan dre Maia (DEM), André Patti (Re publicanos), Diego Oliveira (PSL), Juarez Moreira (PT) e Rodrigo Maia (Podemos). O candidato Dr. Aquiles (aquele! do Avante), não compareceu e não mandou nenhum representante, masainda assim receberá uma cópia das regras definidas na reunião…

…Comício eletrônico neste Século XXI, o primeiro “Debate Eleitoral” entre os candidatos á Prefeitura de Passos nas Eleições 2020 na terça-feira13, acontecerá a partir das19h30, no Auditório da AMEG, com transmissão ao vivo pela web TV Passos e também na página da ACIP, no Facebook. Imperdível, bugrada!

Em tempo e a propósito da mencionada ACIP, a Associação Comercial dá conta de que o comércio de Passos estará de portas abertas, para maior comodidade da clientela, amanhã, 10 de outubro, antevéspera do Dia das Crianças, funcionando até às 18h! Usem máscaras, aproveitem, gastem tudo!

“Madeira Vecchia” é todo o encanto e a resistência da madeira bruta envelhecida, porém com u-ma facilidade que só “Madeira Vecchia” pode oferecer: a sua facílima manutenção. É que a linha “Madeira Vecchia” da Castelatto, com quatro tamanhos diferentes de paineis, é um produto cimentício… porém sem perder o encantamento que os pisos de madeira bruta nos trazem…

…“Madeira Vecchia” da Castelatto é mais um produto classe A da Ponto Bello Acabamentos. Com condições especiais de pagamentos, outras marcas renomadas em pisos e revestimentos, nacionais e importados, exclu-sivos da Ponto Bello – primeira butique de pisos e revestimentos em Passos e região. Confira. Na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

O poema “De repente…”, do professor, escritor, jornalista e poeta José Reis Santos, vai ganhar publicação numa segunda antologia: trata-se da obra “Poemas e Contos de Minas”, da Editora Saramandaia. Segundo a Academia Montes-Clarense de Letras, a Saramandaia solicitou o envio das obras classificadas nos três primeiros lugares do “Concurso Nacional de Poemas ‘Nos tempos da pandemia” (organizado pela AML) para publicá-los em sua antologia. A título de informação: o 1º lugar ficou com um poema do Rio de Janeiro; o 2º com São Paulo e o 3º com Minas Gerais (de repente… José Reis!).

Live pra todo mundo e todos os gostos, pelo Facebook, Instagram, YouTube ou nos web-canais dos próprios performers. Sem crise na temporada. Próximo domingo, às 18h, tá no ar a terceira live dos Delta Brothers Blues Rock Band. Assista e concorra a sorteio de brindes.

Artista e arteira, Helena Assad prepara exposição de seus trabalhos em madeira & cerâmica para o feriadão de Nossa Senhora Aparecida, enfeitando a Pousada Vale do Céu.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de quarentena. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxa-mento, com atendimento a domicílio e com todos os procedi-mentos de segurança no atendimento nestes dias de Covid-19. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

A sétima edição do “Festival da Criança no Teatro” termina hoje! Encerrando a programação do evento, em sua excepcional edição 2020 on-line, o Coletivo Nômade de Teatro e Pesquisa Cênica apresenta “Junho – Uma Aventura Mágica”.

O “7º Festival da Criança no Teatro”- edição on-line, totalmente voltado para as crianças e suas famílias, é uma realização com organização da trupe de artistas que também protagoniza o Festival Nacional de Teatro de Passos. Lembrando que o “Festival da A quem ainda se interessar, o ingresso eletrônico para assistir/acessar a atração de hoje (“Junho – Uma Aventura Mágica”) pode ser adquirido pelo www.festival teatropassos.com.br/ingresso

O “7ºFestival da Criança no Teatro” é uma realização da Associação de Desenvolvimento Cultural/ ADESC Regional, com o patrocínio do Colégio Del Rey, da Machinho Moda Infantil e da Hoola-Hoop Baby, Kids & Teen. E o apoio da M-2 Eventos, da Contabilidade Cocopa e da Trupe Ventania.

A Primavera está no ar! E o Verão 2021 também!Nas vitrines e araras da Sangue Azul, butique masculina. As melhores marcas em roupas, sapatos e acessórios, exclusivas da Sangue Azul – para homens com estilo. Na Avenida da Moda.

Com idade entre 7 a 9 anos, estudantes do 2º, 3º e 4º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Objetivo/NHN emocionaram os profissionais da linha de frente do combate à Covid-19 a bordo da Santa Casa de Misericórdia de Passos. Com a orientação da professora de Redação Eliane Viana Gomes dos Reis, 52 alunos escreveram cartas para os colaboradores da Unidade Respiratória Aguda -URA, demonstrando em versos, sentimentos como gratidão, amor ao próximo e maturidade diante das consequências da pandemia.

Só mais hoje, aberto das 7h30 ás 16h30, tem big Bazar Solidário movimentando a área da As-sociação Espírita Santo Agostinho. Onde qualquer peça custa merrequíssimos R$ 2,00. Nas prateleiras e araras do bazar, roupas, acessórios e quetais masculinos e femininos, adultos e infantis, novos e usados. Em peças selecionadas, lavadas e higie-nizadas! O big Bazar Solidário da Associação Espírita Santo Agos-tinho está montado na sede da entidade, na Rua Gonçalves Dias, 397. Contribua, compartilhe, colabore!


Foto: Ascom/ Instagram/ Reprodução

Antes da reunião acontecida anteontem em Brasília/df, com o presidente Jair messias Bolsonaro, da república brasilis, quando o senador rodrigo pacheco reforçou com ele a necessidade de a represa de Furnas manter o seu reservatório com a cota mínima de 762, o senador passense teve um outro tete-a-tete com o presidente. para tratar de projetos do governo em trâmite no senado e quando pacheco aproveitou a ocasião para informá-lo do projeto de regularização tributária- de autoria do próprio senador, que visa permitir a quitação de tributos atrasados pelos contribuintes e arrecadação excepcional que possa suportar programas sociais. Semana passada, no alvorada..

Foto: Hrassad

A beleza está nos olhos de quem a vê! Helena Assad, Artista Plástica, leva sua arte para Expô neste feriadão, montada para os visitantes da pousada Vale do Céu

Foto: Delta Selfie

A terceira live dos Delta Brothers Blues Rock Band é a trilha sonora a sintonizar no Próximo domingo, às 18h, na rede