Destaques Quinta Coluna

Quinta Coluna

29 de Maio de 2020

Foto: Reprodução

…traduzindo, para os menos caro-las, “temos Bispo Auxiliar”.

O Papa Francisco nome- ou anteontem, quarta-feira, 27 de maio de 2020, o cônego Célio da Silveira Calixto Filho como novo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro/RJ.

Até então, padre Célio era o pároco da Paróquia Nossa Senho ra de Fátima, na mesma arquidio- cese fluminense. Segundo a CNBB, a nome ação de um novo auxiliar foi solicitada pelo arcebispo, cardeal Orani João Tempesta, por necessidades pastorais.
E nós com isso?!?

***

Simples, fariseus: o novo bispo auxiliar, doravante em diante Dom Célio da Silveira Calixto Filho, é passense. Filho de Célio Silveira Calixto e Blandina, sobrinho de dona Elisabete Silveira Calixto e Vilma Calixto.

***

Terram nostram, frater nostro

Então senta que lá vem biografia. Autorizada e com aval da CNBB…

***

Padre Célio, na verdade Reverendo Cônego e Monsenhor Célio da Silveira Calixto Filho, nasceu aqui em Passos em 8 de maio de 1973. Antes de iniciar o seu percurso formativo para o sacerdócio, Monsenhor Célio formou-se Engenheiro Mecânico na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1996, mesmo ano que iniciou o curso de Filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II.

Padre Célio cursou Teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, entre 1998 e 2001, obtendo a ordenação presbiteral em 28 de setembro de 2002.
De novembro de 2005 a dezembro de 2006, fez uma experiência como monge trapista na Abadia Nossa Senhora do Novo Mundo, em Campo do Tenente (PR).

***

Retornando à arquidiocese do Rio de Janeiro, em janeiro de 2007, foi provisionado vigário paroquial para a paróquia de São Brás, no bairro Campo Grande. Em maio do mesmo ano, foi transferido para a paróquia de São Sebastião, em Bento Ribeiro, como pároco.
De fevereiro de 2008 até setembro de 2012, foi diretor espi-ritual do Seminário Arquidio-cesano de São José, transferindo-se em seguida para a paróquia dos Santos Anjos, no Leblon, onde permaneceu como pároco até maio de 2017.

***

Desde 5 de junho de 2017, é pároco da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Tomás Coelho. Padre Célio também é cônego efetivo e secretário do Cabido da Catedral do arcebispado de São Sebastião do Rio de Janeiro.

***

Padre Célio Filho obteve o grau de Mestre em Teologia Sistemático-Pastoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 2014, com a dissertação “O memorial: continuação da obra redentora de Jesus Cristo” e também Doutor em Liturgia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

***

Nostram salutationem

Em carta orbi et urbi, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/CNBB manifestou a alegria com a nomeação de padre Célio para bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, dando as boas-vindas à Conferência Episcopal, mais abraços fraternos e os mais sinceros votos de um frutuoso ministério episcopal.

Assinaram a missiva o arcebispo de Belo Horizonte e não menos presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo; do arcebispo de Porto Alegre/RS e primeiro vice-presidente da CNBB, dom Jaime Spengler; do bispo de Roraima/RR e segundo vice-presidente da CNBB, dom Mário Antônio da Silva e do bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro/RJ, secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado.

***

E, é claro, as boas-vindas de “Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist (de Ordo cisterciensis) – o arcebispo metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro/RJ.

***

Dom Célio da Silveira Calixto Filho: Filho de blandina/ Célio Silveira Calixto, sobrinho de dona Elisabete Silveira Calixto e Vilma Calixto, o novo bispo auxiliar da Arquidiocese de
São Sebastião do Rio de Janeiro/RJ é passense

Só na quarentena! Lady e seu humano, Cássio Vasconcelos

Fee Grilo está nas redes com novo clipe para a música “Abrigo”. No YouTube (youtube.com/fee grilo)

***

Express Press

A proposta de um “Edital Emer-gencial para Artistas de Passos” elaborada por um grupo de artistas da cidade e encabeçada pelo diretor de Teatro Maurílio Romão, ainda não chegou ao prefeito, mas já serviu para mexer na Cultura. O edital, em forma de uma petição abaixo-assinada e colocada nas redes sociais na sexta-feira passada está aberta a quem se interessar possa. A ideia é conseguir 1.000 assinaturas até ás 23h59min do próximo domingo 31. Até agora, mais de 750 pessoas já havia assinado a petição.

Sabe como é que é: na área da Se-cretaria Municipal de Cultura e Pa-trimônio Histórico serviu para ace-lerar a questão da posse dos mem-bros do Conselho Municipal de Polí-tica Cultural, nomeados no decreto nº1513, em fevereiro. E ainda não empossados. São “Membros Repre-sentantes do Governo Municipal” no tal conselho o secretário de Cultura Carlos Jorge Ribeiro, Márcia Maci-nelli, Maria José Castro Silva, Josy Maira Araujo e Adriana da Silva…

…como membros suplentes do Go-verno Municipal: Samyra Vieira Marques Viscondi, Vicente de Paula Campeiz, Maria de Fátima Carva-lho, Ruth Orlandi Pena e Brunna Keller Souza Silveira Teodoro.

A reinvenção nesses dias de córo-na. Tivemos que olhar para o nosso lar, reinventar os espaços e vivenciar as mais diferentes emoções. Desco-brimos que o nosso lar tem tantas possibilidades de ser e tem sido nosso porto seguro. Sairemos melho-res e mais fortes de tudo isso! Essa mensagem da Ponto Bello Acaba-mentos e Cerâmica Portinari é para reforçar que estamos aqui. Você e sua casa – nova ou em reforma – merecem Ponto Bello. Ao vivo, a cores e com todas as normas de atendimento presencial seguro na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti. Ou no Whats App pelo 35/9-8899-8600.

Também são membros titulares re-presentantes da Sociedade Civil – e ainda não empossados -, no mencio-nado Conselho Municipal de Políti-ca Cultural José Wellington Mizael, Henrique Piotto, Renato Alves Oliveira da Silva, Flávia de Oliveira Zaparoli e Vânia Maria Ságio…

…como membros suplentes re-presentantes da Sociedade Civil, Otávio Reis Pereira Teófilo, Ricardo Piantino Pádua, Rodrigo Luiz dos Santos, Emanuel Archanjo de Paula Souza e Andrea Andrade Crus Castro.

O decreto 1513 dá conta ainda que a “presente designação não gera ônus ao Erário Municipal, sendo considerado serviço público de relevância. Assinam o decreto o prefeito de Passos e o procurador geral do Município.

Toda a coleção Outono/Inverno-20, todo o estoque da Preto & Branco Calçados com 20% de desconto, em 6x sem juros no cartão (desconto não progressivo), em tempo de promoção pra lá de especial nas lojas Preto & Branco. Na Avenida da Moda, no 3065 e também no 3104.

Para tempos novos, novas medi-das. Vai daí que em comunicado cir-culando aí nas redes, os organizado-res do imprescindível Festival Naci-onal de Teatro de Passos dão conta de que irão manter a data divulgada para a realização da quarta edição, marcada para a segunda quinzena de julho de 2020 – ô! ano. Mas, porém, contudo e todavia, dessa vez o FNT Passos acontecerá online. Ahhh!

Os antenados organizadores do FNTPassos sacaram que em meio a esta pandemia toda, novas perspectivas já se conceituam no universo do Teatro, que mais uma vez vai criando novos braços e novos alcances…

Entre adiar ou mesmo cancelar as cenas do IV Festival Nacional de Teatro de Passos, a organização entendeu que, mais que nunca, se faz urgente fazer acontecer o evento, Evoé! E que, para tanto foi preciso anular o edital anteriormente divulgado, reabrindo um novo edital, que estará disponível a partir do próximo dia 22 de junho. Com esta nova medida, o edital e as inscrições feitas anteriormente foram totalmente anuladas. A organização do festival esperamos as novas (re)inscrições. Evoé final. Que tempos, não?!?

Se servir para consolar: o pra lá de tradicional e milionário Festival de Cinema de Cannes, na França, já mandou recolher e guardar para um próximo ano seu tapis rouge – o tapetão vermelho, bugrada monolíngue! E o red carpet para o Oscar também está ameaçado de não ser estendido pela Academia de Cinema de Hollywood em 2021. Lembrando que o FNTP não foi cancelado, apenas vai ser repaginado para esta temporada onde todos os holofotes são para o Covid-19.

Turistas profissionais, viajantes a trabalho ou a passeio, noivos & noi-vas que tiveram que apertar o “pau-se” na viagem dos sonhos ou de negócios por conta do coronavírus, isso não significa o fim da linha. Não cancele: remarque suas passagens, hospedagens, passeios. Aproveite es-ta escala não programada para replanejar a oportunidade de viver uma experiência incrível. A viagem de seus sonhos só foi adiada! Qual o seu destino para quando tudo isso acabar? Conta pra Munditur: por terra, pelo ar ou pelo mar ela tem a viagem de seus sonhos. Pelo munditur@munditur.com.br

Live forever. Live for all. Live ge-ral! Não tem crise na temporada de lives – musicais, artísticas, esporti-vas, educacionais, interativas, espiri-tuais e afins. Para o dia 7 de junho – porque maio, bugrada, como que a-tacado pelo coronavírus, está indo pro saco – tem live solidária (pró Hospital do Câncer) de Cilinho Si-queira. Que vai ter como convidados Clesinho Som&luz, Hudson Gonti-jo, Sânzio Marques e Cássio Vascon-celos. Live pra todo mundo no You Tube e na web TV Passos. Anotem!

vendas para a “Feijoada dos Funcionários da Santa Casa de Passos”, em 2020 – ô! ano – a 14ª edição do evento em prol do HRC. Dessa vez, para ser retirada (para almoço) no dia 21 de junho, no Centro de Vida Saudável (na Dr. Sepúlveda, 703).

…Para comprar é fácil: os lotes estão à venda na Loja AnimaVida e com colaboradores da Santa Casa/HRC. Pagamento à vista no dinheiro, em cartão de débito e de crédito, boleto, promissória, do jeito que o comensal preferir. O ingresso para a “Feijoada dos Funcionários da Santa Casa de Passos” custa R$ 40 merrecas e serve 2 pessoas. Com direito a sobremesa!

Tem mais no cardápio: durante o evento-não-evento vai rolar uma live solidária, pra você se servir da feijô com música, ao vivo. Tem o pop rock da The Vraish Nah e o samba & pagode do Grupo Recomeçar. Ah, sim: tem ainda porções de calabresa com torresmo, por R $10 merrecas, pra servir antes do almoço! Mas, na cozinha da feijoada, os funcionários da Santa Casa de Passos lembram que “sua solidariedade é nosso melhor tempero”. Consumam, sem moderação.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de quarentena, stress viral, por conta de marido, filhos, gatos, papagaios ou sogros em geral, tudo sob o mesmo teto 24h por dia, semanas a fio. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento nestes dias de Covid-19. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamento pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Antes da feijoada da Santa Casa, tem feijoada pelos lados do Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos. Onde vai terminando a novena em devoção ao padroeiro Santo Aníbal Maria de França e, semana que vem, começando a novena para Santo Antonio. Sem a festa junina, tradicional e animada, mas com a não menos tradicional e farta Feijoada do Educandário. No domingo, 14 de junho, a ser servida no sistema drive-thru: o convidado entra com o carro pela rua Santa Inês (em frente ao posto da Casmil) e sai pela rua Santo Aníbal. A feijoada completa do Educandário tem convites individuais já á venda, por magros R$ 25,00.

Para o almoço de amanhã, tem a “Feiju da Day” – a feijoada bem tem-perada e bem servida pela master chefe Dayane Freitas. Tire a mãe do fogão, mão-de-vaca. Day está a pos-tos, atendendo pedidos e encomen-das pelos 3413-5001 ou 9-8463-7997.

Tem clipe novo de Fee Grilo nas redes. Desde hontem, ás 12 h quando Felipe pôs para o mundo o video cli-pe de “Abrigo”. O lançamento foi no canal YouTube (youtube.com/fee grilo). Assim como a música, o clipe foi todo feito por Fee Grilo. “Abrigo” – a música – tem link para várias plataformas (na bio de Felipe) e tem também o áudio no YouTube. Que tempos, não?!?

Sangue Azul Namorados. Tem um 12 de Junho chegando. E a Sangue Azul chegando junto: Dudalina, cal çados e acessórios Sergio’s, Highstil, VR Collezioni, Beagle. Há 30 anos, o melhor da moda masculina. Na Avenida da Moda, 3092.

Em ato no anfiteatro da casa da cultura, a Secretária de Educação Zinetti Guimarães e o prefeito carlos renato fazem lá um estica-e-puxa. Entre eles, o projeto de lei que aplica a reestruturação do estatuto e o plano de carreira do magistério, há anos reivindicado pela classe que está assim, assim com o novo estatuto. Na retaguarda desta conquista o prefeito lembra o trabalho da secretaria de educação e de toda sua equipe, que elaboraram o projeto. Mais o respaldo da edilidade a bordo da refrigerada Câmara Municipal.