Destaques Quinta Coluna

Quinta Coluna

27 de Maio de 2020

Foi quase que uma procissão! a assistente social Kellen Souza e O pessoal no Bloco c da Santa Casa de Passos acompanharam, aplaudiram e se emocionaram na despedida de dona Olinda, carmelitana de 90 anos de idade, que recebeu alta para a Covid-19, semana passada. E está de volta ao aconchego do seu lar, doce lar, na calma Carmo. / Foto: Reprodução

…ou, como ruge o leão da MGM, a “Arte pela arte”.

***

Vai daí que, se nesses pandêmicos dias a coisa não tá fácil nem para o icônico leão da Metro, lá nas selvas de Hollywood – onde o verde das pradarias tem o tom de “verde dólar”-, imagina só para o pessoal das artes nesses até que alegres (por pura insistência e teimosia) trópicos.

***

Assim sendo, por insistência, por teimosia e pela causa da Arte pela arte na Ardeia, um grupo de ar-tistas encabeçado pelo diretor de Teatro Maurílio Romão, mandou ver a proposta de um “Edital Emer-gencial para Artistas de Passos” em forma de uma petição abaixo-assinada e colocada nas redes sociais ás exatas 18h da sexta-feira, 22 de maio passado.

***

A carta

Endereçada ao “Prefeito Muni-cipal de Passos – Sr. Carlos Renato Lima Reis” (sic) o texto diz que “ar-tistas de Teatro, Dança, Circo, Mú-sica, Cineastas, Técnicos e Gestores Culturais estão mobilizados neste momento para evitar o total colapso desse setor artístico na cidade.” “Pa-ra tanto, solicitamos vosso apoio e empenho para que ações emergen-ciais para as áreas da Arte e da Cul-tura sejam implementadas egime de Urgência.”Assim poderemos sobre-viver à pandemia de COVID-19 que nos impede, absolutamente, de trabalhar.

A petição lembra que “Fomos os primeiros a encerrar as atividades e seremos os últimos a retornar, sendo que não existe ainda, sequer, nenhu-ma previsão de retorno para nosso setor.

***

A imploração também lembra que “Para isso foi criada a Secretaria (Municipal) de Cultura, para isso ela deveria funcionar: estabelecer o fo-mento cultural na cidade! Abrir edi-tais onde todos possam participar. Criar meios para enfrentar momen-tos difíceis que estamos passando.” “Não se trata de doações, pois nosso setor é um setor produtivo e que de-seja produzir! Queremos trabalhar e poder receber pelo trabalho que desempenhamos.”

***

Uma luz na escuridão

Etc, etc, etc, a rogação termina por propor uma ação que “não resolve as deficiências das políticas públicas para a Cultura, mas contri-bui muito para sanar, emergen-cialmente, a situação calamitosa de trabalhadores da Cultura.

Para tanto, solicitamos” (míse-ros, miseráveis mesmo!) “0,1% da ar-recadação municipal anual para a imediata operacionalização do Fun-do Municipal de Cultura, que existe, porém não funciona.” Nenhuma novidade aí!

A invocação esclarece que tal valor “deverá contemplar editais – em caráter de urgência – para que o maior número de artistas possam ser beneficiados.” E finaliza “cordialmente, Artis-tas de Passos e Entusiastas!

***

Segue-se, então, dezenas de no-mes assinados, rubricas, firmas, ja-megões, cientes, aceites, garatujas & assinaturas quetais que os mani-festantes esperam, cheguem a mil nomes até o próximo domingo.

***

Yes! nós temos…

No outro lado da mesma moeda, o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico Carlos Jorge Ribeiro aces-sou, leu e não gostou muito do es-crito mas, não menos pelas tais redes sociais mandou ver que, sobre tal petição, “assino e me ponho a dispo-sição para lutar e tirarmos nossa classe desse momento tão cruel!” “E de pronto já deixo aqui o respaldo do nosso Prefeito que imediata-mente me ligou e já ordenou que eu trabalhe para que esse edital seja estudado pela Prefeitura e dentro da legalidade elaborado para execução.” Maktub!

***

Data vênia…

…deputado estadual, Cássio Antonio Soares também tomou conheci-mento do exposto “Edital Emergen-cial para Artistas de Passos”.

Não informou se assinou a peti-ção, ele que tem sido um dos grandes apoiadores da Trupe Ventania, mas mandou o recado:

“A Cultura deixa viva a nossa alma. E nesses dias de incertezas, precisamos apoiar todos os agentes culturais para que conti-nuem sua sobrevivência e mante-nham suas atividades depois da pan-demia. Mesmo sendo deputado esta-dual, estou com o setor em busca da aprovação da “Lei Emergencial da Cultura”, que está tramitando no Congresso Nacional, para que, depo-is que tudo isso passar, as ruas e palcos do nosso País possam brilhar com muita alegria. Contem comigo nessa luta. Hoje (n.r: hontem) é dia de votação na Câmara dos Deputa-dos.

***

Lá, como cá

Saibam, quarentenados, que o mencionado PL 1075/2020 é um Projeto de Lei – a “Lei de Emer-gência Cultural” – que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural enquanto as medidas de isolamento ou quarentena estiverem vigentes.

***

De autoria conjunta de vários parlamentares, encabeçado por uma deputada federal carioca que é também a relatora do texto.

O PL 1075/20209 – ô! ano -, busca fornecer uma renda emer-gencial para os trabalhadores in-formais do setor cultural, que ganham até dois salários mínimos e que tiveram sua fonte de renda afetada por conta da pandemia do novo coronavírus.

A votação da “Lei de Emer-gência Cultural” que ganhou o subtítulo de “Aldir Blanc”, foi ini-ciada ás 14h de ontem e aprovada com louvor na Câmara dos Depu-tados, no Planalto Central.

***

PODER, NÃO PODE. MAS… Cilinho Siqueira e Clesinho Som & Luz FAZEM UM TETE-A-TETE, DIA DESSES, DE MUITA MÚSICA NO AR

Express Press

Pandemia não, euforia. Viva!!! Em dia histórico para a Educação em Passos, o magistério municipal finalmente ganhou, na segunda-feira 25, um plano de carreira pra chamar de seu, juntamente com a reestrutu-ração do estatuto da categoria. O Projeto de Lei Complementar que trata desse verdadeira conquista para os profissionais da Educação in cittá foi aprovado, em duas reuniões extraordinárias – realizadas logo após uma ordinária – pela edilidade a bordo da refrigerada Câmara Mu-nicipal de Passos.

Valorizar o profissional da Educa-ção através da elaboraração e apro-vação de um plano de carreira do magistério era um principais objeti-vos da administração municipal em trânsito. A proposição final enviada à edilidade e por ela aprovada foi longamemente trabalhada, formata-da, consensualmente discutida pela categoria e executada pela secretária de Educação Zinetti Guimarães e to-da a equipe da Secretaria de Educa-ção.Trabalho de anos para melhor atender a classe: a rede municipal de Ensino em Passos reúne hoje cerca de 600 professores – e mais outros cerca de 300 servidores, contribuin-tes…

…A conta é alta. Só na Educação são aproximadamente 1.000 funcio-nários públicos municipais, cuidan-do de cerca de 10 mil alunos. Isto não é para amadores – a rede munici-pal de Ensino é praticamente uma prefeitura dentro da Prefeitura de Passos! Ah, se todos fossem iguais…

A reinvenção nesses dias de córo-na. Tivemos que olhar para o nosso lar, reinventar os espaços e vivenciar as mais diferentes emoções. Desco-brimos que o nosso lar tem tantas possibilidades de ser e tem sido nos-so porto seguro. Sairemos melhores e mais fortes de tudo isso! Essa men-sagem da Ponto Bello Acabamentos e Cerâmica Portinari é para reforçar que estamos aqui. Você e sua casa – nova ou em reforma – merecem Pon-to Bello. Ao vivo, a cores e com todas as normas de atendimento presencial seguro na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti. Atendimento também via WhatsApp pelo 35/9-8899-8600.

Mais o que celebrar na Educação in Passos. No domingo 24 de maio, que passou em quarentena um tanto quanto frio e chuvoso, a Escola Es-tadual Professora Júlia Kubitschek – para milhares de passenses o, eterna e simplesmente, “Colégio Es-tadual” – completou 90 anos de Edu-cação, história e histórias. A escrita mais correta para a ocasião seria “o Colégio Estadual” festejou, come-morou em grande estilo seus 90 anos de vida”. Mas, sabe como é que é: tem um vírus lá fora…

…o que não apaga uma história quase centenária de um espaço car-regado de histórias em cada canto, em cada uma de suas salas de aulas, em cada um de seus professores e funcionários, na biblioteca, na cantina, na secretaria, nas escadarias, corredores, quadras, pátios e salão nobre; suas feiras de ciências e apresentações em festivais de Teatro, suas equipes em torneios desportivos como os jogos do Tor-neio Tiradentes, sua fanfarra gigante (só de instrumentos de sopro eram mais de 40 componentes) que fazia a terra tremer em desfiles cívicos e culturais da Ardeia, com seus mais de 3.000 alunos – todos – desfilando em infindáveis pelotões de balizas, de bandeiras, de troféus, de alunos, suas rainhas e carros alegóricos…

…os ipês da fachada, as lendas e histórias sobre o terreno que antes abrigara o Cemitério Santa Rita. Ele nasceu Escola Normal e Oficial, vi-rou CENO – de Colégio Estadual Normal e Oficial, depois Colégio Es-tadual Professora Julia Kubitschek – e agora é Escola Estadual Profes-sora Júlia Kubitschek. Ou “Estadu-al”, para os bons entendedores, mi-lhares deles e delas, formados por essa instituição. Em um dos mais absolutos significados da palavra instituição: estabelecimento de Edu-cação e instrução.

Sangue Azul Namorados. Tem um 12 de Junho chegando. E a Sangue Azul chegando junto: Dudalina, cal-çados e acessórios Sergio’s, Highstil, VR Collezioni, Beagle. Há 30 anos, o melhor da moda masculina. Na Avenida da Moda, 3092.

Leite Bros. em associação com M2 Productions, orgulhosamente anun-ciam uma nova experiência, com segurança e diversão para todos, para todas as famílias. Ação, drama, co-média, romance, épicos contemporâ-neos, clássicos, aventura tudo muito Século XXI, com som stéreo, ima-gem digital em grande tela principal, mais duas telas de apoio. Luzes e efeitos especiais. Com direito ao infalível casal pipoca + Guaraná co-mo mimo da casa. Chega de misté-rio: os irmãos Marcílio & Matheus Leite estreiam, na noite de 12 de Junho, uma nova superprodução M2 Eventos: o Cine Drive – uma experi-ência em cinema drive-in in Passos. Ancorado numa área de 2.400 m² na Avenida Expedicionários. Enquanto durarem os dias de pandemia e isolamento social, bugrada.

Hmmm, chocolate? Flores? Jantarzinho romântico, será que vai poder?!? Aproveita a ocasião e varie no presente, cara pálida! Para o próximo 12 de Junho, do Dia dos Namorados – sim, vamos ter sim um Dia dos Namorados – dê uma serenata de presente para sua cara-metade. A musical Trupe Ventania preparou uma edição inesquecível de seu cortejo, especialmente para o Dia dos Namorados: você vai poder declarar seu amor de uma forma romântica e super personalizada. Mas a agenda tem poucas vagas. Então apressa, entre em contato com a Trupe, que vai explicar certinho como este presente vai funcionar! Pelo direct ou pelo whatsapp (35) 3021-3606.

Toda a coleção Outono/Inverno-20, todo o estoque da Preto & Bran-co Calçados com 20% de desconto, em 6x sem juros no cartão (desconto não progressivo), em tempo de promoção pra lá de especial nas lojas Preto & Branco. Na Avenida da Moda, no 3065 e também no 3104.
Variedade, qualidade, sofisticação, as melhores marcas, os lançamentos, a inovação! “Comprem do Comércio de Passos. Ao preferir os produtos e serviços da cidade você ajuda a economia local a girar e minimizar os impactos da crise provocada pela pandemia Covid-19”. Cada passo conta. Todos por Passos!

Turistas profissionais, viajantes a trabalho ou a passeio, noivos & noivas que tiveram que apertar o “pause” na viagem dos sonhos ou de negócios por conta do coronavírus, isso não significa o fim da linha. Não cancele: remarque suas passagens, hospedagens, passeios. Aproveite esta escala não programada para replanejar a oportunidade de viver uma experiência incrível. A viagem de seus sonhos só foi adiada! Qual o seu destino para quando tudo isso acabar? Conta pra Munditur: por terra, pelo ar ou pelo mar ela tem a viagem de seus sonhos. Pelo munditur@munditur.com.br
No mais, continua valendo o mantra: “Comprem do Comércio de Passos. Ao preferir os produtos e serviços da nossa cidade você ajuda a economia local a girar e minimizar os impactos da crise provocada pela pandemia Covid-19”. Cada passo conta. Todos por Passos!

Pelos lados de Brasília/DF, mesmo nesses tempos de muitas dificulda-des, o senador por Minas Rodrigo Pacheco (DEM) vai honrando seus compromissos com municípios, mu-nícipes e entidades. Agora mesmo o senador destinou R$ 200 mil para a Fundação Gedor Silveira que, em São Sebastião do Paraíso, atende pa-cientes das regionais de Saúde de Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de quarentena, stress viral, por conta de marido, filhos, gatos, papagaios ou sogros em geral, tudo sob o mesmo teto 24h por dia, semanas a fio. Acupuntura como tra-tamento, massagem como relaxa-mento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento nestes dias de Covid-19. Pela fisiotera peuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamento pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Ainda em tempo de comemorar, no virtual, o aniversário da cidade neste nada virtuoso 2020 – ô! ano – , tem novo episódio do projeto “Videorama nos Passos da Memória: Emoções pelas Lentes de Itamar Bonfim”. Do tecnológico balaio de históricas e antológicas imagens do acervo Videorama, Itamar Bonfim poe pra rodar imagens das festas folclóricas e do folclore dess’Ardeia: Congadas, Cavalhada, Pastores, Pastorinhas, ternos de Moçambique e Folias de Reis em imagens desde 1982. Hoje, ás 20h.

O projeto “Videorama nos Passos da Memória: Emoções pelas Lentes de Itamar Bonfim” é apresentado pela Prefeitura de Passos através da sua Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico e, além da TV Passos, em parceria com a Produtora Videorama e esta Pholha da Manhã. O conteúdo ficará disponível para acesso nos canais da TV Passos, transmitidos em seus respectivos canais do YouTube e do Facebook da TV Passos e pelo Face da Prefeitura de Passos.

A novena em devoção ao padroeiro Santo Anibal Maria de França está em cartaz até 1º de junho. Depois de-la vem a Novena em devoção a Santo Antonio. A festa junina, tradicional e animada não vai poder acontecer, mas a não menos tradicional e farta Feijoada do Educandário, sim! No domingo, dia 14 de junho, a feijoada do Educandário será servida no sistema drive-thru: o convidado en-tra de carro pela rua Santa Inês (em frente ao posto da Casmil) e sai pela rua Santo Aníbal – sem precisar sair do carro. A feijoada completa do E-ducandário tem convites individuais por merrecas R$ 25,00. Já à venda.

Foi quase que uma procissão!
a assistente social Kellen Souza e O pessoal no Bloco c da Santa Casa de Passos acompanharam, aplaudiram e se emocionaram na despedida de dona Olinda, carmelitana de 90 anos de idade, que recebeu alta para a Covid-19, semana passada. E está de volta ao aconchego do seu lar, doce lar, na calma Carmo. / Foto: Reprodução