Destaques Quinta Coluna

Quinta Coluna

22 de Maio de 2020

Foto: Reprodução

Express Press

Tivemos que olhar para o nosso lar, reinventar os nossos espaços e vivenciar as mais diferentes emoções. Descobrimos que o nosso lar tem tantas possibilidades de ser e tem sido nosso porto seguro. Sairemos melhores e mais fortes de tudo isso! Essa mensagem da Ponto Bello Acabamentos e Cerâmica Portinari é para reforçar que estamos aqui. Ponto Bello, na Lavras esquina com Dr. Manoel Patti. Atendimento também via WhatsApp pelo 35/9-8899-8600.

Com 2.200 testes em estoque e previsão de comprar mais uns kits, a próxima fase – já! – aqui na Ardeia, em relação ao enfrentamento do novo coronavirus é testar os pacientes com síndrome gripal e, assim, identificar possíveis infectados pelo Covid-19. Assim sendo, bugrada, nada de pânico, faniquitos, nem fake news: com mais testagens, o óbvio ululante é de que aumente o número de casos confirmados…

… Nunca é demais lembrar que a constatação de que o figurante testado está infectado não significa, necessariamente, uma sentença de morte. A exceção nessa regra é o infectado bater com as dez, vir a óbito. Mas, antes, pelo contrário: o infectado é tratado e é curado. Simples assim!..

…os números estão aí para provar: desde que foi ligado o alarme da pandemia por aqui, o número de contaminados pelo Covid-19 está em torno de 1.000 casos.Duas baixas, até a tarde de hontem: uma, de um local; outra de um regional. É claro que tem um mérito de honra por trás desse fato: contrariando ditos de eventuais candidaturas, o que aconteceu/acontece é que “o remédio amargo não foi aplicado em dose excessiva”. Foi aplicado pelo poder público municipal na dose recomendada.

Sobre o remédio amargo, agora mesmo a Prefeitura e o pessoal da Brigada de Enfrentamento poe pra funcionar barreiras sanitárias nas avenida Arlindo Figueiredo e Juca Stockler – próxima à Sovemar e uma outra, próxima ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Passos/SAAE. Que é para aferir a temperatura, sintomas de gripe e o uso obrigatório da máscara por viajantes que estiverem chegando à cidade. Tente provar que não precisa ser assim!

Aliás a Brigada de Enfrentamento recebeu reforços de pessoal e veículos para um serviço extra: vai intensificar a fiscalização, sobretudo em bares que estejam descumprindo as regras de funcionamento. Interessante é que são os próprios frequentadores de bares & similares que denunciam os estabelecimentos infratores à Brigada. Tem também – e muita – festa, festinhas e – pasmem – até churrascões para acompanhar lives – acontecendo em residências acima de quaisquer suspeitas e casas quetais. A Brigada de Enfrentamento e o Ministério da Saúde recomendam: a responsabilidade de combater a disseminação do novo coronavírus não é só do poder público, é de todos. Sem moderação.

Num outro front, a Prefeitura de Passos dá conta de que em uma parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais – a UEMG/Passos – vai montar um laboratório de Biologia Molecular poderão ser feitos, por semana, até 400 testes de detecção do novo coronavírus. Enquanto o laboratório não entra em ação, vale o pedido do prefeito Carlos Renato Lima Reis: “Para Passos ter sucesso no combate ao coronavírus, é imprescindível o respeito da população às regras de distanciamento social”.

…Até agora tem dado certo e até servido de referência. Nunca é demais lembrar que o fato de não ter números mais, digamos, fatais e assustadores pró-coronavírus aqui in Passos, não deixa de ser meio que um atestado de que nessa porção do Sudoeste Mineiro a coisa está sendo feito da maneira que tem que ser feita. Ás vezes a dose pode parecer amarga, mas é a dose recomendada.

Sangue Azul Namorados. Porque Maio já está indo pro saco e daqui a pouco tem um 12 de junho chegando. E a Sangue Azul chegando junto: Dudalina, calçados e acessórios Sergio’s, Highstil, VR Collezioni, Beagle. O melhor da moda masculina, há 30 anos. Na Avenida da Moda, 3092.

Ó Poderosa e gloriosa Santa Rita, eis a vossos pés uma alma desamparada que necessitando de auxílio, a vós recorre com a doce esperança de ser atendida por vós que tem o título de Santa dos Casos Impossíveis e Desesperados”. Porque hoje é o dia consagrado à Santa Rita.

Feriado municipal pelo aniversário e pelo dia da Santa Padroeira, a Festa em Louvor a San ta Rita em Cássia também vai ser diferente: nada de missas, romarias, desfiles cívicos, procissões, Missa das Rosas com chuva de pétalas e quetais que fizeram a fama da data e da vizinha cidade. Neste anno Domi ni 2020 – ô! ano – as celebrações acon tecerão, mas serão todas virtuais. Serão três solenes missas, hoje.

…A primeira delas a ser celebrada agorinha mesmo, ás 9 h, pelo bispo diocesano dom José Lanza Neto; ás 15 h, o devoto e padre Sandro Henri-que dos Santos, da Paróquia Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos, é o celebrante convidado. A última mis-sa do dia acontece ás 19h, celebrada pelo padre Júlio Cesar Agripino, pároco titular da Paróquia Santa Rita de Cássia. Todas as missas terão transmissões ao vivo pela DTTV de Cássia e pela página do Santuário Santa Rita de Cássia no Facebook.

Desnecessário dizer que por conta dos tempos de pandemia do Covid-19, neste 22 de maio de 2020 nada de missas presenciais, nem visitação ao santuário, nem romarias. E isso, enquanto estiver valendo o isolamento social.

Eternamente “advogada das causas perdidas e a santa do impossível”, Santa Rita – nascida Margherita Lo tti, no ano de 1381 em Roccaporena/Itália -, foi uma monja agostiniana, de vida das mais sofridas entre todas as santas do Catolicismo. Beatificada em 1627, foi canonizada pela Igreja Católica em1900. Morreu aos 76 anos de idade, num dia 22 de maio, na cidade italiana de Cascia…
Mirem-se no exemplo: pessoa de muita fé, Rita de Cascia salvou da peste o cunhado, apenas pela oração. Mais muderna e inspiradora, para os dias de hoje, impossível! Fé cega e faca amolada, bugrada!

andálias, botas, bolsas, acessórios e tudo mais da coleção Outono/In verno 2020 na Preto & Branco Calça dos estão com 20% de descon to, em 6x sem juros no cartão. O desconto não progressivo, é válido só para este mês de Maio. Nas lojas Preto & Branco, na Avenida da Moda, 3065 e no 3104. Tem ainda a Preto & Bran co Conforto, loja exclusiva da Usa-flex, voltada para o cuidado e o con forto dos pés. Na Avenida da Moda, 3079.

Wallace Flausino de Faria – proprietário da La Rochelle – e sua Patrícia Andrade capitanearam ontem o corta-fitas de inauguração da repaginação geral da nova La Rochelle – moda íntima no #3221 da resistente Avenida da Moda. Em tempo: o espaço todo renovado e cheio de novidades seguiu todos os protocolos de higiene e segurança recomendados para esses dias de pandemia e, assim, receber a clientela. Aos poucos, mas constantemente!

Enquanto isso, no prédio nº1 da Praça do Rosário, a visita do presi dente da ACIP, Renato Mohallem; do presidente da CDL, Frank Le- mos Freire; do presidente do Sind Pass, Gilson Madureira; mais as pre senças da Secretária de Desenvolvi mento Social, Trabalho e Renda, Tatiana Capute e da coordenadora dos PSF’s Sandra Silva ao prefeito Carlos Renato Lima Reis serviu para a doação, pelos representantes das as sociações, de 10 mil máscaras faciais ao município. Prioritariamente destinadas aos PSF’s e CRAS da cida de e, consequentemente, entregues a população.

Turistas profissionais, viajantes a trabalho ou a passeio, noivos & noivas que tiveram que apertar o “pause” na viagem dos sonhos ou de negócios por conta do coronavírus, isso não significa o fim da linha. Não cancele: remarque suas passagens, hospedagens, passeios. Aproveite esta escala não programada para replanejar a oportunidade de viver uma experiência incrível. A viagem de seus sonhos só foi adiada! Qual o seu destino para quando tudo isso acabar? Conta pra Munditur: por terra, pelo ar ou pelo mar ela tem a viagem de seus sonhos. Pelo [email protected]

No mais, continua valendo o mantra: “Comprem do Comércio de Passos. Ao preferir os produtos e serviços da nossa cidade você ajuda a economia local a girar e minimizar os impactos da crise provocada pela pandemia Covid-19”. Cada passo conta. Todos por Passos!

O enfrentamento da pandemia em Minas Gerais segue firme e em todas as frentes possíveis no combate a contaminação pelo coronavírus. No agronegócio, setor que não parou e não pode parar por ser essencial, a colheita do café segue firme y fuerte, mas com informação segura para o produtor e o trabalhador rural. É o que informa o gerente do Sistema Faemg/SenarMinas na Regional de Passos, Rodrigo de Castro Diniz.

Segundo ele “a preocupação em informar e formar o homem do campo é uma das missões do Sistema Faemg/SenarMinas, em especial, o ER-09”, que é o escritório regional da entidade em Passos, para cerca de 80 cidades em Minas.

No Sul das Geraes, por exemplo, em Cabo Verde, 23 eventos foram re-alizados na semana passada; ao lon-go dessa semana foi a vez dos traba-lhadores rurais nos municípios de Guaranésia, Monte Santo de Minas, Cássia e, novamente, Cabo Verde, receberem informações precisas para se sentir seguros no cumpri-mento das determinações dos órgãos de saúde, através de seminários “Cuidados em tempos de Covid-19”.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de quarentena, stress viral, por conta de marido, filhos, gatos, papagaios ou sogros em geral, tudo sob o mesmo teto 24h por dia, semanas a fio. Acupuntura como tra-tamento, massagem como relaxa-mento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento nestes dias de Covid-19. Pela fisiotera peuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamento pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Pelos lados do governo de São Paulo, se o feriadão programado não surtir os resultados esperados, resta por em ação o (quase) sempre infalível “plano B”. Para garantir uma quarentena com pelo menos 60% das pessoas em casa a fórmula seria a adoção de um outro rodízio: ás segundas, quartas e sextas-feiras não circulam quem já teve vitrola, televisão de tubo, máquina de escrever e aqueles fogões com asa…

…Ás terças e quintas-feiras não circulam quem já teve geladeira vermelha, jarra de plástico de abacaxi e telefone com chave. Nos finais de semana não circula quem acompanhou ao vivo a chegada do homem a Lua!

Desopila, vai! Você tá ferrado mesmo! Ou, como filosofava o matemático e lógico Bertrand Russel: “O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas. E as pessoas idiotas estão cheias de certezas.

***

A recíproca, bugrada, deve ser verdadeira: não adianta os visitantes ficarem nas suas casas, se os moradores daqui também não ficarem na própria cidade. o remédio é amargo, para não precisar tomar cloroquina!

***

Além de todo o trabalho desenvolvido no Albergue noturno da entidade, numa outra ação solidária dos voluntários da Associação Espírita Santo Agostinho hortaliças são cultivadas na imensa horta do Recanto Assistencial Casa do Caminho (plantada à margem da MG-050, sentido Furnas) verduras fresquinhas são regularmente distribuídas para moradores de áreas mais carentes na Ardeia e também para o Lar São Vicente de Paulo, para a Apae de Passos e em todas as creches da cidade.

***

Foto: Reprodução

noite dessas, no morumbi, in São paulo/sp… o Presidente do IBRACHINA – O Instituto Sociocultural Brasil China – Thomas Law, faz pose, recebendo em sua residência a edição da Folha que veiculou sua entrevista. Para os menos antenados, o IBRACHINA vem a ser uma ferramenta de integração entre os povos, com o objetivo de fortalecer as raízes chinesas no Brasil. e disseminar a cultura brasileira na China. e vice-versa. Como diria a visionária madre superiora: “o negócio agora é filosofar em mandarim

***

blogueira das blogueiras e das fashions em ribeirão preto, roberta andrioli não se sucumbe à pandemia. e enfrenta os dias de covid-19 totalmente vestida de nova d. Porque seu estilo não depende das circunstâncias