Destaques Eleições 2020

Quatro candidatos da região já fizeram os registros no sistema eleitoral

18 de setembro de 2020

PASSOS – Das 23 cidades da região, até o final da tarde desta quinta-feira, 17, apenas quatro coligações haviam sido registradas no site de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São das cidades de Delfinópolis, São Sebastião do Paraíso, Jacuí e Nova Resende. Conforme informou o Chefe do Cartório Eleitoral em Passos, Alexandre Araújo, pela regulamentação das eleições, os partidos podem formalizar os registros desde sua convenção, cujo prazo se iniciou em 31 de agosto até o dia 26 de setembro.

O que você também vai ler neste artigo:

  • Prazo para operação termina no dia 26
  • Acompanhar

Em Delfinópolis o engenheiro Fabiano Martins Cunha, do Partido Liberal, que tem como vice-prefeito o contador Helcias Presciliano fez o registro com chapa pura. Em São Sebastião do Paraíso o candidato a prefeito Marcelo Morais, que é atualmente vereador e professor, também já se adiantou e fez o registro da coligação ‘Transparência e Eficiência – Paraíso Vai Funcionar’. Ele é candidato pelo Partido Social Cristão e tem como vice o médico Daniel Tales de Oliveira, do PSC.

A professora Maria Conceição dos Reis Pereira é a candidata a prefeita em Jacuí pelo Partido Social Democrático (PSD) com a coligação ‘De Mãos Dadas por Jacuí’, e tem como vice o médico Veber Lucas de Oliveira, do Avante.
De Nova Resende o candidato que não quis esperar o último momento é o agricultor José Roberto Rodrigues, do Partido Social Liberal (PSL), que tem como vice o também agricultor José Antonio Tomé, do PSC pela Coligação ‘Transformando Nova Resende’. Até a manhã de quarta-feira, 16, já constavam no DivulgaCand os dados de 2.315 candidatos de Minas Gerais, sendo 144 a prefeito, 144 a vice-prefeito e 2.027 a vereador. Já há candidatos registrados em 139 dos 853 municípios mineiros.

Prazo para operação termina no dia 26

BRASÍLIA – Depois das convenções municipais, realizadas até a última quarta-feira, oss partidos políticos têm mais dez dias para apresentar os pedidos de registro de candidatura para as eleições municipais deste ano. O pedido poderá ser transmitido pela internet até as 8h (oito horas) ou entregue em mídia física no cartório eleitoral até as 19h (dezenove horas) do dia 26 de setembro de 2020.

O prazo para o registro de candidaturas é até dia 26, mas o TRE recomenda que os pedidos sejam enviados o quanto antes pelo sistema CandEx, evitando-se, assim, eventuais dificuldades de acesso à plataforma na reta final e necessidade de ir ao cartório no último dia. Se for necessário o atendimento presencial, o interessado deverá agendar previamente o comparecimento a um cartório. Confira as regras para o atendimento presencial a partidos e candidatos.

Os pré-candidatos aos cargos de prefeito e vereador devem ter sido escolhidos em convenção partidária, que se iniciaram no dia 31 de agosto e terminam nesta quarta-feira (16). Para fazer o pedido de registro, os partidos políticos devem ficar atentos às orientações do Guia do Candidato, que trata de temas como condições de elegibilidade, documentos necessários e acesso ao sistema CandEx, entre outros detalhes. Esse manual e outras informações podem ser consultados no site do TRE, na página Eleições 2020/Candidaturas.

Acompanhar

Os eleitores podem acompanhar de perto todos os registros entregues à Justiça Eleitoral. Basta acessar o sistema DivulgaCand, que também está disponível no site do TRE. Dentro da ferramenta, a página de cada candidato apresentará os dados pessoais, partido ou coligação pelo qual ele concorre, número que ele utilizará na campanha e na urna, proposta de governo (no caso dos candidatos a prefeito).

Até quarta-feira, 2.315 candidatos de Minas Gerais já tinham registrados suas candidaturas. / Foto: Divulgação