Destaques Geral

Quase 100% da população tem acesso à água e coleta de esgoto

9 de Maio de 2020

PASSOS- Cerca de 100% da população urbana de Passos têm acesso a distribuição de água e a coleta de esgoto. Após a correção da fórmula de cálculo utilizada em 2018, no ano passado os números marcavam pouco mais de 99%. No saneamento, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) trata entre 60 e 70% do esgoto coletado no município.

Segundo dados fornecidos pelo setor técnico da autarquia, o índice de atendimento total de água (IN055), em 2018, era de 94,8% no município, o número passou para 99.9%, em 2019. Já o índice de atendimento total de esgoto referido aos municípios atendidos com água (IN056) marcou 94,19%, em 2018, e registrou 99,23%, em 2019. De acordo com Nayara Cyelle de Oliveira, funcionária da autarquia, a diferença do percentual entre os anos, é resultado da correção da fórmula que calcula os índices.

“A diferença dos percentuais, não é deficiência na distribuição de água ou coleta de esgoto, pois o SAAE atende toda a área urbana do município. Justamente por atender toda a área urbana, a fórmula do cálculo dos índices foi corrigida, ficando coerente com o executado. O índice não chega a 100% porque é calculado baseado na população urbana estimada e fornecida pelo IBGE. Já o percentual de esgoto (99,23%) não acompanha o da água (99,9%), devido a algumas casas serem mais baixas que a rede disponível na rua para coleta de esgoto”, disse Nayara.

O Saae acompanha o crescimento do município e o aumento do consumo de água, deixando a cidade abastecida. Por este motivo, a autarquia está investindo na duplicação da Estação de Tratamento de Água Otalírio da Silveira, Sistema de Abastecimento do Rio Grande. Além disso, o Saae está investindo em ações para melhorar o índice do tratamento de esgoto, como a implantação de um módulo com 3 reatores UASB, aumentando a eficiência para 300m³/h. Tem também, a construção de uma nova elevatória de esgoto na bacia do São Domingos, bombeando o esgoto para estação de tratamento – ETE. Com essas ações, o índice da coleta e tratamento de esgoto de Passos irá aumentar para 80%.

Vale ressaltar que os índices compreendem ao atendimento na zona urbana, pois a instituição não atende na zona rural. No entanto, há alguns trabalhos com a população da área rural, como a conscientização e orientação de instalação de fossa séptica. O Saae realiza também análise para qualidade da água nas escolas municipais da zona rural.