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Prova de vida só em 2021

1 de dezembro de 2020

O INSS não vai bloquear benefícios por falta de prova de vida até janeiro de 2021 para os beneficiários que, em condições normais, precisariam ter realizado o recadastramento de senha entre março e novembro ou, ainda, fazer o procedimento em dezembro deste ano. A prorrogação da liberação da exigência por mais duas competências (novembro e dezembro) foi oficializada ontem, 30, data em que estava prevista a retomada dos bloqueios.


O que você também vai ler neste artigo:

  • Anualmente
  • Bancos
  • Gestão
  • Como fazer

Anualmente

A prova de vida do INSS deve ser feita anualmente, na rede bancária, pelo beneficiário que recebe por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético. Neste ano, porém, devido à pandemia de Covid-19, a exigência está suspensa desde março. O recadastramento não está proibido. O segurado que quiser ou, eventualmente, for ao banco, poderá fazer a comprovação de que está vivo, segundo o INSS e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). A Febraban destaca que os bancos mantiveram o atendimento aos beneficiários interessados em renovar suas senhas durante a pandemia.

Bancos

Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander confirmaram que aposentados e pensionistas do INSS podem realizar o procedimento nas agências. Alguns bancos orientam, porém, que há horário especial para atendimento a aposentados, pensionistas e pessoas do grupo de risco para a Covid. Quem for a uma instituição bancária deve seguir os cuidados recomendados para evitar contágio pelo novo coronavírus. Pessoas do grupo de risco devem evitar sair de casa.

Gestão

Cada banco determina a data da forma mais adequada à sua gestão: existem bancos que utilizam a data do aniversário do beneficiário, outros utilizam a data de aniversário do benefício, assim como há os que convocam o beneficiário na competência que antecede o vencimento da fé de vida. Quando a exigência for retomada, quem não comprovar que está vivo poderá ter a renda bloqueada.

Como fazer

Para realizar o procedimento, é preciso comparecer à agência onde a conta em que o benefício é pago está registrada e apresentar um documento de identificação (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros) com foto. Em caso de bloqueio, também é preciso ir ao banco, munido de documento oficial com foto, para provar que está vivo e ter o pagamento restabelecido. Algumas instituições financeiras já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.