Destaques Economia

Pronampe atinge limite de crédito para empreendedores

Por Nathália Araújo / Redação

18 de julho de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – A linha de crédito vinculada ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) atingiu, no país, o valor limite para contratação no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal e em instituições financeiras privadas que são credenciadas para disponibilizar os recursos. O projeto, criado pelo Ministério da Economia, tem o objetivo de auxiliar os empreendedores afetados financeiramente pela pandemia do novo coronavírus.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Passos (Acip), Renato Mohallen Santiago, diz que a linha de crédito é importante para movimentar a economia local, já que auxilia as empresas na manutenção de capital de giro.

Nossa grande preocupação está em conseguir manter o fluxo de vendas no município e em preservar os empregos, por isso acreditamos que esse programa vai contribuir com a nossa realidade. Muitas pessoas foram contempladas antes da verba chegar ao fim, mas creio que isso ainda vai melhorar”, afirmou.

Em Piumhi, o empresário Nilzo da Silva, que atua no segmento de aluguel de equipamentos para a construção civil, foi um dos que conseguiram contratar o crédito. Ele conta que os recursos serão fundamentais para enfrentar o período de crise.

Minha empresa foi aprovada há poucos dias e ainda não recebi o valor, mas sei que será de grande ajuda neste momento. O processo de análise foi muito simples e me garantiram que vou receber em breve, agora estou ansioso para que isso aconteça”, revelou.

Quem orientou o empreendedor foi a gerente da Associação Comercial e Empresarial de Piumhi (ACE), Renilma Alves Gonçalves, que acredita que o auxílio foi disponibilizado na época ideal, já que muitos profissionais estão passando por instabilidade financeira.

Ninguém quer solicitar um empréstimo e isso é um fato, no entanto, os empreendedores precisam seguir com seus negócios e o Pronampe é uma boa alternativa. Infelizmente, o crédito chegou ao limite, mas espero que em breve o fundo receba mais investimentos”, disse.

O correspondente bancário da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Sebastião do Paraíso (Acissp), Ronaldo Alves, salienta que o maior limite de crédito contratado na cidade chegou a R$500 mil:

Fazemos a orientação gratuita aqui mesmo, porque as empresas estão com grandes dificuldades e esse dinheiro será muito importante no processo de retomada das atividades”.

Com o intuito de beneficiar ainda mais empresas, o Projeto de Lei 3767/20, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, propõe que a ação do Pronampe – que está prevista para encerrar no dia 18 de agosto – seja estendida até o fim deste ano.
A linha de crédito emergencial oferece o prazo de carência de até 36 meses antes de começar o pagamento. Além disso, conta com uma taxa de juros relativamente inferior em relação a outros sistemas que ofertam serviços do mesmo segmento. Os recursos devem ser aplicados em investimentos das empresas ou no pagamento de despesas operacionais, como a quitação de contas pendentes ou compra de mercadorias.