Destaques Política

Projeto de vereador em Paraíso obriga remoção de restos de fiação de cabos

25 de agosto de 2021

O objetivo do projeto é evitar acidentes causados pelas fiações soltas ou mal instaladas./ Foto: Divulgação.

S. S. PARAÍSO – Um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal, neste mês, tem por objetivo evitar possíveis acidentes com fiações soltas e instaladas de forma incorreta nas vias públicas da cidade. A proposta, que se tornará lei se for sancionada pelo Executivo, obriga as empresas responsáveis pela instalação e manutenção da rede aérea de fiação a remover os cabos e a fiação quando em excesso e sem uso.

Qualquer cidadão, entidade da sociedade civil ou representante do Poder Público também pode solicitar a retirada dos cabos, o que deve ser feito em até 48 horas a partir do protocolo de solicitação. Caso isso não seja cumprido, a empresa será multada em R$ 500 a cada 12 horas que o problema persistir.

Segundo o vereador Pedro Delfante, há a necessidade de se acabar com o excesso de fios soltos, amarrados e em excesso nos postes, garantindo mais segurança à população, amenizando o risco de acidentes causados pelos fios. Para isso, é imprescindível a organização do cabeamento das concessionárias de energia, internet, telefonia, dentre outros.