Agronegócio Destaques

Programa Mais Genética avança

30 de dezembro de 2020

O Programa de melhoramento genético de gado leiteiro é uma parceria entre Prefeitura e governo do estado. / Foto: Divulgação

PIUMHI – Funcionando desde meados de 2017 em Piumhi, o Programa Mais Genética já conseguiu inseminar cerca de 80 bovinos no município. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente e tem como objetivo o melhoramento genético do gado leiteiro e de corte dos pequenos produtores rurais, a fim de aumentar a renda e a produtividade, proporcionando melhores condições de comercialização dos produtos.

Nas ações do ‘Mais Genética’ estão a formação de inseminadores, e toda a montagem de uma grande infraestrutura, que vai desde a doação de botijões de sêmen, instrumental de inseminação e material genético para diversos municípios participantes.

O Programa de melhoramento genético de gado leiteiro é uma parceria entre Prefeitura e governo do estado, realizado através da Emater, parceria esta que é firmada através de convênio entre Governo Estadual e Municipal. O projeto é de autoria do Deputado Estadual Emidinho Madeira e tem como parceiros a Seapa-MG, Emater, Ima, Epamig, ABCZ e Giroland.

Um dos contemplados pelo programa, o produtor rural Murilo Miranda comentou que o engajamento é de grande serventia para os produtores rurais, uma vez que a qualidade do sêmen utilizado na inseminação dos animais é de muito bom, o que valoriza ainda mais os bovinos.

O inseminador profissional habilitado pelo Instituto Federal de Muzambinho Douglas Rodrigues, comentou que viu no programa uma possibilidade para o melhoramento genético do gado de corte e leite dos pequenos produtores e se prontificou a fazer os procedimentos de inseminação na região de Penedos.

O Mais Genética pode contribuir muito para o pequeno produtor que não tem condição financeira para investir em tecnologias”, disse. O secretário de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente Martiniano Fagundes comentou que o programa Mais Genética é uma oportunidade para o agropecuarista ter um gado com qualidade melhor, o que pode ajudar no aumento e na qualidade da produção de leite.