Destaques Variedades

Profissional de Paraíso é premiado no Inspiration Photographers, o Oscar da fotografia

4 de março de 2021

Rafael Pimenta, fotografo natural de São Sebastião do Paraíso. / Foto: Divulgação

Duas imagens do fotógrafo Rafael Pimenta, que teve o auxílio da também fotógrafa, sua sócia e esposa Marcela Muzetti foram selecionadas e receberam o selo internacional de uma das maiores e melhores associações de fotografia do mundo, a Inspiration Photographers, dentro da edição Wedding Awards Photography Collection 32. Receber o certificado é considerado o Oscar da fotografia. O resultado para o fotógrafo que nasceu em São Sebastião do Paraíso, residente em Passos saiu na segunda-feira, 1º de março.

A carmelitana Marcela, que é jornalista conheceu o paraisense Rafael Pimenta quando cursaram os respectivos cursos na então Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp), atual Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) Unidade Passos. Ela contou que durante os 8 anos como fotógrafos de casamentos, aniversários, formaturas, gestantes e, mais especificamente há 5 anos com casamentos, não se inscreveram em concursos de fotografia. Mas, que neste ano decidiram participar pela primeira vez. E, logo de primeira em um concurso bastante concorrido.

Rafael Pimenta foi premiado pela fotografia feita do pré wedding do casal de Ana Claudia Arantes e Danilo Cardoso Consolini. E, também ganhou uma menção honrosa na foto de casamento de Marcela Marinho Vilela (na chuva) e Max Bogéa Passos Junior”, contou Marcela, que também estava nas cenas para a produção fotográfica de ambos os eventos, em Carmo do Rio Claro e o ensaio em São Paulo.

Sobre a inspiração para as fotos vencedoras, o casal afirmou que a fotografia social tornou-se um estilo de vida para eles.

Registramos memórias, histórias, paixões, descobertas. Toda nossa bagagem cultural, tudo que consumimos visualmente faz parte da inspiração para as nossas fotografias. Estudamos muito diariamente”, disseram.

Questionados sobre a premiação, Rafael Pimenta explicou que se inscreveu como membro da associação, que foi criada em 2013, da qual paga-se um valor anual e, por ser membro, podem ser enviadas imagens que receberão o julgamento.

Os passenses de coração, tendo escolhido a cidade para morar há 11 anos, contaram que para ser membro da associação o fotógrafo passa por uma avaliação. E, sobre a premiação, é ganhar o selo. Não existe uma colocação, mas foram 27 fotógrafos brasileiros agraciados com o selo. Normalmente, no fim do ano a associação promove a maior festa para a classe no mundo, a Lente de Ouro, aí, sim com uma premiação para os melhores fotógrafos do ano, casamento do ano, ou seja, é o Oscar do fotografo para participarmos também”, contou Pimenta.

Com exatos 100 casamentos como fotógrafos, o casal Marcela e Rafael Pimenta se dizem satisfeitos com o resultado.

Fomos avaliados pelos jurados Denise Motz, fotógrafa de Breda – nos Países Baixos; Daniele Torella, fotógrafa da Itália e pelo espanhol Albert Pamies. É um concurso que eles avaliam as melhores fotografias, avaliam os fotógrafos de todos países, estados, e o Rafael teve estas fotos escolhidas. Quem quiser acompanhar nosso trabalho pode seguir pelo Instagram @rafaelpimenta_fotografia ou pelo site http://www.rafaelpimentafoto.com.”