Destaques Geral

Professor Faria ganha homenagem em praça no Jardim das Aroeiras

24 de julho de 2021

PASSOS – O professor, engenheiro e empreendedor Antonio Faria, que faleceu em um acidente em 2019, será homenageado hoje em Passos com um totem a ser instalado na praça que vai levar o seu nome, localizada no Jardim das Aroeiras. A homenagem, proposta por amigos e ex-alunos, foi acatada pela Câmara Municipal de Passos, que aprovou a indicação da denominação para a praça.

O totem a ser inaugurado hoje como uma obra de arte em mosaico alude aos frondosos frutos da passagem do professor pela cidade como cidadão, professor e engenheiro empreendedor, além de construir sua família. Foi criado pela artista francana Atalie Rodrigues Alves e pelo arquiteto Mauro Ferreira e realizado pela artista de Passos Helena Assad. O totem foi construído pelos engenheiros Ugs Pinheiro e Leopoldo Bueno, sem qualquer ônus para o município, através da contribuição voluntária de dezenas de amigos, colegas e ex-alunos do professor.

Faria nasceu em São Paulo mas veio para Passos aos 17 anos onde cursou o Ensino Médio e Engenharia Civil na Fundação de Ensino Superior de Passos – Fesp. Sua dedicação e inteligência o levaram a ser um dos melhores alunos de sua turma, o que motivou sua contratação pela Fesp logo após a formatura em 1985. Casou-se com Ângela Maria Câmara Faria em dezembro de 1986 e teve dois filhos, Lucas Câmara Faria, 31 anos e Thais Câmara Faria, 28 anos.

Na Fesp, logo galgou postos executivos pela capacidade de articulação e desenvolvimento de projetos, como secretário executivo, diretor de departamento e diretor da Faculdade de Engenharia. O professor Faria foi um engenheiro e educador visionário. O sonho hoje realizado de Passos ter um campus da Uemg deve-se em parte significativa ao seu decisivo empenho desde os primeiros passos para a constituição desta universidade pública mineira, seja como professor, diretor da Faculdade de Engenharia de Passos e depois como Vice-Reitor da Uemg e Presidente do Conselho Curador da Fesp.

Foi um dos pioneiros em relação ao processo de informatização dos cursos da Fesp e da cidade, ao criar a primeira empresa provedora de internet em Passos e região, a PassosNet, e posteriormente uma outra empresa dedicada a fornecer cursos de utilização de softwares de cálculo, a LTF Engenharia. Obteve o título de Mestre no Curso de Mestrado em Construção Civil – área de Concentração em Sistemas Construtivos de Edificações pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2009). Dentre suas várias atividades docentes, foi professor do Curso de Engenharia Civil da Fundação de Ensino Superior de Passos – Fesp e de Divinópolis (atuais campi da Uemg) e do Centro Universitário do Sul de Minas – Unis-MG, e de cursos de Especialização da Fesp, Unis-MG e Unip.

Foi Vice-Reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais entre 1995 e 1999, o primeiro de uma cidade do interior de Minas Gerais. Também atuou como Conselheiro do CREA-MG entre 1987-1993. Foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Passos (ACIP) – entidade que saneou e recuperou – e também participou ativamente da instituição de uma das lojas maçônicas de Passos.