Destaques Geral

Procon de Passos participa de Mutirão Virtual de Renegociação

Por Gabriella Alux / Especial

22 de março de 2021

É a primeira vez que o Procon de Passos adere às Mutirões dos Procons Brasil. / Foto: Divulgação

PASSOS – O Programa de Defesa do Consumidor (Procon) de Passos está realizando, pela primeira vez, o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas” até o dia 30 de março. A ação tem o objetivo de facilitar a negociação do consumidor com as instituições financeiras, órgãos, lojas ou quaisquer outros estabelecimentos com débitos a serem quitados. Para mais informações, basta entrar em contato com o Procon pelos telefones 3211-1367 ou 3526-5955.

Segundo a coordenadora do Procon Municipal de Passos, Gabriela Marques Lemos, normalmente, o Mutirão é feito pelo Procons Brasil e é a primeira vez que o Programa de Passos adere ao movimento. Para participar, o consumidor deve se cadastrar na plataforma https://www.consumidor.gov.br, relatar o caso e informar que deseja participar do mutirão.

É necessário informar corretamente telefones e endereços de e-mail. Após o registro, o banco ou instituição financeira terá prazo de dez dias para apresentar uma proposta ou responder ao consumidor. Terminado este prazo, o consumidor passa a ter 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta é satisfatória.

Para Fabrício Bruno Perin, assessor de investimentos, é sempre interessante aproveitar mutirões, uma vez que os juros compostos das dívidas são muito altos e, nesse tipo de renegociação, os valores de um novo acordo são mais atrativos.

A taxa básica de juros, a Selic, teve um aumento – após quase seis anos – nesta quarta-feira, de 2% para 2,75%, com previsão de chegar a 5% até o final do ano. Ou seja, em situação de dívidas, nas que se vinculam à taxa Selic, o seu aumento é proporcional à quantidade de juros pagos. O que favorece ainda mais para o aproveitamento desse mutirão”, disse.

Para quem não tem acesso à internet ou tem dificuldade em realizar o procedimento, o Procon informa que está à disposição para auxiliar, basta agendar um horário e levar a documentação necessária para dar andamento à negociação. Para mais informações, basta entrar em contato com o Procon pelos telefones (35) 3211-1367 ou 3526-5955.