Destaques Quinta Coluna

Primo, primo

Por Cesar Tadeu

27 de janeiro de 2021

Enquanto isso na Time Square… sim, bugrada, essa mesma, ali em Nova York!

***

Os primos Chelala não estão fazendo para os flashes neste início de 20-21. Depois do primo Thales Chelala ser o primeiro mineiro a ser vacinado em terras brasilis contra o novo coronavírus – e dá-lhe midia – agora mesmo foi a vez do primo André Chelala Silveira ser visto pelo mundo. Literalmente. O filho de Francisco da Silveira Junior/Adriane Chelala Silveira teve sua fina estampa exibida em um daqueles mega painéis instalado num edifício da Time Square.

***

Em um edifício, não: na fachada do edifício da Nasdaq – que, caras-pálidas, vem a ser a Stock Market ou, simplesmente, o mercado de ações automatizado norte-americano onde estão listadas milhares de ações de diferentes empresas, norteamericanas ou não. A Nasdaq é o segundo maior mercado de ações em capitalização de mercado do mundo …depois da Bolsa de Nova York. E André Chelala Silveira com isso?!?

***

André é recém-formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Carlos/USP e já é parte da equipe do Pátria Investments Ltd., que é um dos maiores gestores de recursos de terceiros da América Latina. Semana passada o Pátria Investiments chegou à Nova York para um IPO na Nasdaq. IPO, como todo mundo sabe, é a sigla em inglês para “Initial Public Offering” – em português, “Oferta Pública Inicial” – que acontece quando uma empresa decide abrir capital e distribuir suas ações em uma Bolsa de Valores pela primeira vez. Quando isso acontece, a empresa passa de “limitada” (Ltda., geralmente quando possui dois ou mais sócios), para “sociedade anônima” (S/A), quando as ações são vendidas na Bolsa (a partir de um IPO) e seus sócios tornam-se anônimos…

***

Só pra constar: no IPO do Pátria, houve lá uma demanda 14 vezes superior à oferta e as ações da agora “sociedade anônima” subiram 17% no primeiro dia de negócios na Nasdaq, a empresa vendeu 36.777.000 ações ordinárias, levantando algo como US$ 625 milhões. Mas isso é para profissional, não queiram entender!

Para saudar a chegada da tupiniquim Pátria Investments – agora não mais Ltd. – a Nasdaq mandou ver imagens do Patria e sua equipe econômica, no telão que cobre os primeiros oito andares da bolsa, em plena Time Square. André estava nessa fita. E isso não é pra todo mundo, cambada!

***

There is no business…

Depois de meses, quase anos, enfim aquele big imóvel plantado na esquina da Rua João Bráulio com rua Dois de Novembro se desencantou e vai, agora mesmo, ser a sede passense da varejista carioca Casa & Vídeo.

***

Casa & Video é uma rede de loja de departamentos, fundada no Rio de Janeiro em 1988, onde é a líder em vendas no varejo fluminense, nos setores de utilidades domésticas, ferramentas, climatização e eletroportáteis. Através de suas lojas físicas, e-commerce e televendas, comercializa mais de 7 mil produtos constantes no portfólio, incluindo também celulares e itens de decoração…

***

Em 2008, quando contava com 70 lojas e cerca de 20 anos de operação, a Casa & Video se envolveu em uma crise financeira, com direito a prisão de executivos, apreensão de mercadorias pela Polícia Federal, além de ter seus bens e obrigações alienados judicialmente. Em 2009 reiniciou suas operações, a partir de um plano de recuperação judicial.
A Casa & Video hoje é uma rede de lojas de departamentos presente nos maiores municípios do Estado do Rio, incluindo o Rio capital – e no Espírito Santo, suas principais praças.

Mais recentemente a rede começou a se expandir para São Paulo e Minas Gerais, inaugurando sua primeira loja paulista em Guaratinguetá.

Em julho de 2019, a Casa & Vídeo atingiu o marco de cem lojas. Reforçando o seu plano de expansão inaugurou mais de 120 lojas somando, hoje, cerca de 215 pontos de venda.

E agora chega às Minas Geraes, onde Passos vai receber uma de suas porimeiras lojas no estado.

***

A propósito do já citado IPO, de novo varejista n’Ardeia e quetais, na sexta-feira, 22 de janeiro, a recuperada Casa & Vídeo registrou pedido de oferta pública inicial de ações (a IPO, em português) na Comissão de Valores Mobiliários, a CVM. Faz parte de tal operação de investimento público a venda de parte das ações do fundo Polo Capital, que é quem controla a C&V desde 2011 e é sua única acionista, após comprar as ações de Fabio Carvalho – o empresário que conduziu a primeira etapa da reestruturação da Casa & Video, lá em 2009.

Com a entrada da Polo na reestruturação, a empresa retomou a expansão, ganho de eficiência e poder de fogo para competir com, inclusive, outras lojas de departamento que, no caso de Passos, são vizinhas da mais nova loja da rede Casa & Video.

***

Mondanité

“Vamos colocar a máscara. É uma exigência. Vocês estão infringido o Decreto Municipal e poderão incorrer no artigo 268 do Código Penal, que dá multa e até mesmo prisão. Por gentileza, vamos colocar a máscara”, pedia, por meio de alto-falante instalado num veículo oficial, o ainda e oficialmente a postos secretário interino de Saúde, Arlindo Nascimento, não menos vice-prefeito de Passos. Aos muitos caminhantes, andantes, corredores, ciclistas e atletas quetais em trânsito na movimentada Avenida Sabiá, na tarde do último sábado 23.

***

O vice-prefeito secretário interino de Saúde marcou presença na Sabiá acompanhado de integrantes da Brigada Municipal para Enfrentamento da Covid-19, aos olhos de alguns presentes na via, ameaçando ao microfone multar e prender quem não estivesse usando máscara e também mandando que voltassem para casa.

Até que um ciclista passeando pela avenida começou a filmar a cena.

O vice-prefeito, usando da condição de policial aposentado que é, ameaçou dar voz de prisão ao cidadão.
Estava armado o banzé!

***

O ataque de fúria de Arlindo foi feio, revoltou outros pedestres que passavam pela via, que começaram a xingar o vice-prefeito. Que, digamos, acuado, não fez nada contra o rapaz que apenas filmava seus berros de vice-prefeito ao microfone.

***

Sabe como é que é: na ocasião, munícipes que passavam pelo local lamentavam que a atual administração, ao invés de orientar, partisse para ameaças aos cidadãos.

E que, “apesar de ainda estar no começo, esse governo não mostrou nenhum empenho no sentido de asfaltar os trechos de rua entre o Muarama 2 e a Avenida Sabiá; e nem definiu um prazo sobre a iluminação da mesma, bem como a construção da bacia de contenção”, lembrou um habitué da avenida.

***

Express Press

Outros obedecem!De acordo com Decreto Municipal da Prefeitura de Passos vigente, a Sangue Azul comunica que está fechada para atendimento físico na loja (na Avenida da Moda). Mas continua atendendo via Whatsapp (35/9-9141-3312) e com serviço de entrega a domicílio. Vai passar!..

…Só não passa batido o Verão Sangue Azul: jeans da DTA com 40% desconto; camiseta básica, lisa/cores ou camiseta floral da Beagle com desconto de 50%. Ou camisetas polo casual da VR, também com 50%. Tem ainda cintos, acessórios, calçados… #sangueazulhomem

“Antes da eleição, Rodrigo Pacheco já conseguiu algo inédito” leu o jornalista Daniel Polcaro – Da Redação – na revista Crusoé. Que destaca que a candidatura do passense “senador Rodrigo Pacheco (DEM) à presidência do Senado, sob um aspecto inédito: a união de Jair Bolsonaro e o PT.” n …“Embora não declare apoio publicamente, o presidente age nos bastidores para a eleição de Pacheco, a quem o atual dirigente, Davi Alcolumbre (DEM), nutre apreço. Pacheco apresenta tom conciliador e se tornou a opção petista ante Simone Tebet (MDB).Embora numericamente Pacheco já apareça à frente, se não houver nenhuma traição (a votação é sigilosa), há articulação para atrair a própria chapa do MDB. Seria mais um feito inédito.”

Em Brasília/DF, tal eleição está marcada para o 1º de Fevereiro.

Enquanto isso, no Palácio Tira-dentes da Cidade Administrativa de Minas Geraes, em Beagá… O estadual Cassio Soares em reunião com o governador Romeu Zema, na manhã de hontem, pediu o credenciamento de mais leitos de UTI para a Santa Casa de Miseri-córdia de Passos. O governador garantiu que dará atenção especial ao pedido e vai encaminhar a solicitação à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais…

…Para desafogar a Santa Casa de Passos no enfrentamento de assustadores números de casos do COVID-19 na região, o estadual passense também solicitou credenciamento de leitos para a Santa Casa de Piumhi e para o Hospital São Vicente, de Cássia.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta da Covid-19. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com to-dos os procedimentos de segurança no atendimento. Pela fisiotera-peuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Por aqui, o pessoal do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Passos, tem para hoje “Funda-mentos do Programa do ICMS Patrimônio Cultural e as Ações Municipais” – primeira rodada virtual do Patrimônio Cultural, marcada para acontecer a partir das 10h, pelo YouTube do Iepha-MG.

Jornalista, professor e não menos coordenador pedagógico do Cursi-nho Núcleo Dércio Andrade/Edu cafro, Danilo Vizibeli dá conta de que na próxima semana têm início as inscrições para o Processo Sele-tivo 2021 do Cursinho Pré-Ves-tibular e Pré-Enem Comunitário Núcleo Dércio Andrade…

…Atentem-se às mudanças e às orientações da Coordenação. O link do Google Forms será dispo-nibilizado para tal, a partir do dia 1º de Fevereiro. Enquanto isso a hora é de preparar a documentação e tirar dúvidas pelo e-mail: nucleo dercioandrade@gmail.com Axé! Dércio Andrade em Todo Lugar – Ano 22.

A sensibilidade que nasce em preto e branco. A vivacidade dos espaços representada nessa dualidade próprios dos formatos da Coleção Chaplin. Ou a inspira ção vinda de um dos maiores pin-tores brasileiros, que também foi um grande poeta, sentida em cada detalhe da Coleção Nuances da Natureza. A arte da Cerâmica Por-tinari expressa em cores, for matos, formas, texturas e relevos é uma exclusividade da Ponto Bello Acabamentos. A primeira butique de pisos e revestimentos em Passos e região está na rua Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

Três dias de muita arte e cultura, por onde passaram grandes artistas e grupos: em sua 11ª edição, o Fes-tival Popular de Teatro de Fortale-za/CE foi show do início ao fim. Teatro presente e em rede, diferen-te, virtual, mas não menos alegre e diversificado…

…Ao todo 15 grupos de teatro, cearenses e de outros estados, par- ticiparam dessa edição, apresen-tando 20 espetáculos, numa reali-zação da Cia Prisma de Artes, com apoio da Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Esta-dual da Cultura, com recursos da Lei Federal n° 14.017 – a LeiAldir Blanc. Entre as atrações mais es-treladas, o festival de Fortaleza contou com apresentação (on-line) de “Maria Peregrina” – a peça da Trupe Ventania, apresentada ano passado, na ribalta do Teatro Rotary de Passos.

***

André Chelala silveira empresta sua fina estampa para ilustrar os oito andares de altura da fachada da sede da poderosa Nasdaq, na Time Square…semana passada, in Nova York/NY


Manhã dessas, no palácio Tiradentes da cidade administrativa de Minas Geraes… O estadual Cássio Soares vai até o Governador Romeu Zema, para pedir o credenciamento de mais leitos de UTI para enfrentamento da covid-19 na Santa Casa de Misericórdia de Passos e, não menos, para a Santa Casa de Piumhi e para o Hospital São Vicente, em Cássia


Os poás são atemporais, cheios de moda e curingas para seu closet. Aproveita agora a Summer Sale nova d e compre com descontos – 30% off, à vista. ou 40% em 6X, Sem juros. Na flagship store da marca, na Avenida da moda. Ou, também nesses dias de lockdown, na loja on-line Nova D.