Destaques Esporte

Prevista para dezembro, arena MRV atinge 65% de obras concluídas

Leonardo Pedro

5 de julho de 2022

Projeto da nova casa atleticana foi aprovado em 2017./ Foto: Reprodução.

BELO HORIZONTE – A nova casa do Atlético Mineiro, a Arena MRV, alcançou 65% das obras concluídas com previsão de entrega até dezembro deste ano. Localizada no Bairro Califórnia, região Noroeste de Belo Horizonte, e inspirada no estádio da Juventus, da Itália, a arena é projetada para ser a mais moderna do país, com total acessibilidade à população mineira.

Aprovado em 2017, o projeto da nova casa atleticana foi desenvolvida e encaminhada à Prefeitura de Belo Horizonte em 2014, na gestão do presidente do clube Alexandre Kalil e com apoio da construtora MRV. As obras foram iniciadas no dia 20 de abril e, desde a data, o projeto é movimentado diariamente.

O estádio terá capacidade para 46 mil torcedores, 41 mil a mais que no estádio Antônio Carlos, primeira casa do Galo, inaugurado em 1929. Até o momento, foram comercializadas 4.800 cadeiras cativas que dão direito a frequentar todos os jogos do clube durante 15 anos. As cativas custam a partir de R$ 39 mil e podem ser parceladas em até 72 vezes.

A previsão é que a Arena MRV esteja apta a receber todos os torcedores, incluindo portadores de necessidades especiais, com rampas de acesso a todas os setores e espaços exclusivos.

As contrapartidas que deverão ser entregues pelo Atlético à população mineira devem começar pela preservação de uma área de 26 mil m² ao lado do estádio, sendo essa uma Reserva Particular Ecológica.

A Mata dos Morcegos, cerca de 500 m de distância da Arena, é a maior área verde da região com 58 mil m² de vegetação remanescente da Mata Atlântica, e será revitalizada pela Arena MRV, com a construção de um parque linear e do Elup (Espaço Livre de Uso Público). A administração e cuidado da área são de responsabilidade da arena durante 30 anos.

Além disso, 46 mil mudas de árvores deverão ser plantadas na cidade de Belo Horizonte, e nos momentos sem jogos ou eventos, a Esplanada da Arena ficará à disposição da população.

Caso cumpra seu prazo de entrega em dezembro deste ano, a inauguração da nova casa alvinegra deve ocorrer no dia 25 de março de 2023, data que marca o nascimento do campo (desenho das linhas do gramado, instalação das traves e primeiro chute ao gol) que deverá ser assistido por 10 mil pessoas.

No dia 15 de abril, acontece a inauguração das luzes no Arrepia BH, para 20 mil torcedores. Dia 6 de maio será realizado o jogo exibição Lendas do Galo, para 30 mil. No mesmo mês, dia 19, haverá a disputa da primeira partida oficial, com o estádio em lotação máxima, contra uma equipe internacional a ser definida. A sequência de eventos encerra em 27 de maio, com shows de diversos artistas para 60 mil pessoas.