POR WAGNER PENNA / Especial para a Folha
29 de março de 2021
Propostas de Stella McCartney, ícone da moda sustentável. / Foto: Divulgação
Os prejuízos da indústria têxtil para o ecossistema ambiental, começam ser reconhecido pelos próprios integrantes dessa cadeia produtiva – além de já provocar efeitos práticos e prejuízos efetivos para quem foge das regras de sustentabilidade.
Um dos casos mais rumorosos, nos últimos dias, foi a decisão de marcas famosas de não usarem algodão produzido em determinada região da China – tanto por usarem mão de obra barata, quanto por usarem defensivos agrícolas nocivos ao meio ambiente. Em contrapartida, os chineses boicotaram (em seus sites de e-commerce) as referidas marcas.
No plano social, alguns passos também estão sendo dados – caso do esforço internacional de ONGs para que as marcas do ocidente paguem um tributo mínimo (por peça) para diminuir a penúria dos trabalhadores do oriente, nessa fase da pandemia covid-19. Essa nova postura vai delineando um quadro bem diferente do circuito fashion para quando a vida mundial voltar ao seu habitual – talvez com menos ganância e mais concordância.
Uma reportagem da revista New Yorker mostrou a vida da costureira americana Anne Lowe, a primeira profissional afro-descendente com talento reconhecido pela mídia. Uma trajetória impressionante, cujo ápice foi fazer o vestido de noiva de Jackqueline Kennedy – embora sem reconhecimento público. Agora, teve seu nome colocado no lugar merecido.
Depois de uma pausa para atender plenamente a vida doméstica, a modelo Gisele Bündchen retornou aos holofotes. Desta vez, como embaixadora da Natura Ekos – marca que se aproxima mais com o ecológico em sua produção de cosméticos. Uma bela parceria é o conceito Biobeleza – unindo natureza e beleza – e preservação da Amazônia. Bacanésimo
A turma da moda já aposta nos efeitos da vacinação em massa, prometida para ser acelerada a partir de abril. É que dois salões de negócios já estão programados para o mês de maio, em São Paulo. Um é o Casamoda e outro o NovoShowroom. Ambos, no período entre 17 e 21 daquele mês. em Minas, as vendas em pronta-entrega do inverno 21 ganharão fôlego depois de abril. Previsão de integrantes do setor. Amém!