Destaques Dia a Dia

Presépios

POR SEBASTIÃO WENCESLAU BORGES

7 de janeiro de 2021

Chegou a hora de desmontar as árvores de Natal e guardar as luzinhas e enfeites desta época tão bonita e importante. Passou o mês em que verdadeiros artesãos trabalham com devoção para manter vivas as tradições das montagens dos Presépios. Nas confecções das figuras cada pessoa inventa, a seu modo, as peças, ficando cada um diferente de outro, mas todos tendo o mesmo sentido para celebrar o nascimento de Jesus, e assim viver o espírito natalino de maneira especial.

O Presépio é uma representação do nascimento de Cristo e sempre traz a manjedoura onde Jesus nasceu, juntamente com seus pais José e Maria, os três Reis Magos e alguns animais. Recordo que em minha infância quase todas as famílias armavam o seu Presépio e a casa se enchia de ternura, parecendo mesmo um lugar sagrado. Já citei em outros artigos o inesquecível Presépio do Gráfico São José, de meu saudoso amigo Otávio Vasconcelos. Fez parte de minha vida e das tradições natalinas de nossa cidade de Passos e trago sempre na memória e no meu coração!

Outro presépio que já citei, belo e muito criativo, com várias peças mecanizadas é o Presépio que o meu Amigo Iene Bonfim todo ano vem montando na entrada de sua casa. Parabéns amigo Iene, continue nos presenteando com essa simbologia que o Presépio carrega e completa as festas natalinas!

Este ano, devido a pandemia, para abrir a porta para visitação foi necessário todos os cuidados e protocolos sanitários a serem seguidos. Hoje, encontramos Presépios de todos os tamanhos, jeitos e formas, cada um de acordo com a visão e criatividade de seu criador: de madeira, de barro, porcelana, escultura, pintura, tamanho grande, em miniaturas, que se pode comprar no comércio, sem ocupar grandes espaços…

Entre os Presépios que vi este ano em nossa cidade de Passos, três deles me fizeram ficar admirado e por esta razão resolvi escrever a respeito: Um deles é o Presépio que o Mozair Morais montou na Praça de São Francisco e que a cada ano vai se tornando uma referência de beleza em nossa cidade. Parabéns! Que seu Presépio continue iluminando e trazendo brilho para nossos corações!

Dias atrás, fiz uma visita a minha amiga consócia Imaculada Conceição Neves e ao seu esposo Valeriano Garcia Macedo, o Tavico, que estão por um pequeno período morando numa casa à Rua Carlos Gomes, 17. Por muitos anos, Imaculada, eu e outros Vicentinos fomos companheiros na luta a favor dos menos favorecidos na Conferência de São Francisco até que ela se mudou para a cidade de Arcos e lá continuou com este apostolado na nossa querida SSVP.

E nessa visita conheci seu belo Presépio, onde ela, com ajuda do marido, aproveitando uma casinha no fundo de sua residência, ali montou seu Presépio com centenas de peças, coisa de uma grande artesã! Como me disse ela, muitas dessas peças foram herdadas de seus avós e pais, e ao longo de 40 anos foi comprando, ganhando peças, modernizando o Presépio, sem nunca deixar as figuras originais antigas que simbolizam onde o menino Deus nasceu.

Hoje, seu Presépio tem muitas peças como casinhas antigas, castelo, carros de bois, carros, barcos, animais, aves, e como ela me disse: “Se Jesus nascesse nos tempos atuais, receberia visita de pessoas usando transportes mais modernos”! Parabéns Imaculada pelo seu belo trabalho, na montagem dessa bela obra!

E um outro Presépio: nossa família teve uma surpresa agradável quando minha nora Patrícia Angélica, esposa de meu filho Alex, depois de vários anos guardado, desde sua adolescência, resolveu tirar de seu baú, um belo e antigo Presépio e fazer sua montagem na sala de sua residência.

É um Presépio só com peças antigas conseguidas de seus antepassados, e o principal, além da beleza do Menino Jesus, São José e a Virgem Maria, um estábulo que eu jamais tinha visto tamanha perfeição de sua originalidade: Como disse minha nora Patrícia, “este estábulo foi feito por um artesão de Fortaleza de Minas, amigo de nossa família, o saudoso Gaspar, que na época, sabendo que aquela menina estava projetando um lindo Presépio a presenteou com essa peça que mais ainda embelezou seu Presépio que já era uma coisa rara de se admirar”.

Parabéns Patrícia, continue a presentear nossa família a todo ano com esse presente de Natal, a montagem desse Presépio que completa e alegra ainda mais as nossas fetas natalinas. Enfim , resgatar isso da memória é tão gostoso , o coração fica cheio de alegria em ver essa simplicidade e humildade de toda essa simbologia que o Presépio carrega!
É o tempo passando e a “Memoriando”!

N. da R. – Por erro, divulgamos ontem nesta coluna o texto “Missão Gratificante”, sendo que o correto é o que divulgamos nesta edição, pelo que pedimos desculpamos ao autor.