Agronegócio Destaques

Prêmio ATeG Café consagra três supercampeões e premia dois produtores de Nova Resende

23 de novembro de 2020

A edição aconteceu na tarde de quinta-feira, 19, na premiação do 4º Cupping de Cafés Especiais do Programa ATeG, transmitida ao vivo na programação da Semana Internacional do Café- SIC. / Foto: Divulgação

Os melhores cafés produzidos dentro do Programa de Assistência Técnica e Gerencial-ATeG Café foram apresentados na tarde de quinta-feira, 19, na premiação do 4º Cupping de Cafés Especiais do Programa ATeG, transmitida ao vivo na programação da Semana Internacional do Café- SIC. No sul de Minas dois produtores são de Nova Resende.

Abrindo o evento, o presidente do Sistema Faemg/Senar/Inaes, Roberto Simões, destacou a transformação que o programa vem fazendo na vida dos produtores rurais. “O SENAR incorporou a missão de oferecer assistência técnica e gerencial, e isso tem dado novo folego a produtores de várias cadeias produtivas. A experiência com o café mostrou que os produtores assistidos tem se diferenciado muito positivamente”.

Simões também anunciou para o primeiro semestre do próximo ano, a conclusão da construção do Centro de Excelência em Cafeicultura, em Varginha;iniciativa da CNA em parceria com o Sistema Faemg/Senar/Inaes. A estrutura, que conta com salas de treinamento e laboratórios, será referência nacional em aprendizado e pesquisa na área do café.

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, fechou a premiação destacando como o Programa de Assistência Técnica e Gerencial ganhou destaque em Minas Gerais graça ao trabalho técnico do Sistema Faemg, que ele disse ter “revolucionado” a aplicação da metodologia. O gerente regional do Sistema Faemg/Senar/Inaes em Viçosa, e Q-grader, Marcos Reis, explicou, durante a premiação, como foi o processo de seleção e classificação das mais de 900 amostras recebidas.

Todo o trabalho foi feito na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Boa Esperança por especialistas, voluntários e ex-alunos do Senar Minas. As notas, explicou Reis, foram uma média das apontadas por nove profissionais. Todas acima de 80 pontos.


Oportunidade de venda

O Café Três Corações novamente irá comprar os grãos dos dois primeiros colocados de cada categoria-natural e cereja descascado- de cada região. Ao primeiro lugar será ofertado R$2.300,00 por saca e, ao segundo, R$ 2.100,00. A plataforma Agrorigem também ofereceu aos produtores interessados, atendidos pelo ATeG, espaço para expor seus produtos para divulgação no mercado externo.