Destaques Geral

Prefeitura reinaugura monumentos importantes de Piumhi nesta sexta

7 de Maio de 2021

Um dos monumentos reinaugurados foi a estátua do médico e ex-prefeito Dr. Avelino de Queiroz. / Foto: Divulgação

PIUMHI – Pensando sempre em cuidar e preservar os patrimônios históricos e culturais da cidade, a prefeitura de Piumhi, por meio do departamento municipal de Cultura, reinaugura nessa sexta-feira, 7, dois importantes monumentos do município: a estátua do médico e ex-prefeito Dr. Avelino de Queiroz, na praça da Matriz e a estátua Mãe Carinho, localizada na rotatória da rua Floriano Peixoto.

De acordo com o diretor do departamento, Thiago Santos, os dois monumentos foram restaurados e revitalizados recentemente pelo artesão Wellington Melo, sendo que além da reforma da estátua de Dr. Avelino de Queiroz será instalada a placa de inauguração que ainda não existia. E ainda a estátua da Mãe Carinho que teve a placa furtada há alguns anos, agora será instalada uma nova no local.

Para o diretor, essa ação mostra que o departamento se preocupa com a preservação dos patrimônios culturais os quais têm grande importância para o município e a valorização de pessoas de renome que tiveram importante papel na cidade carinho.

Dr. Avelino de Queiroz nasceu em Campos (RJ) em 18/02/1876. Formou-se em medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro, em 1899 e, no ano seguinte, migrou-se para Piumhi. Aqui, tornou-se grande benfeitor da terra: além de grande homem, foi um dos primeiros médicos da cidade, um dos fundadores da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), idealizador e principal fundador da nossa Santa Casa de Misericórdia e chefe do executivo municipal (presidente da Câmara – cargo equivalente ao de prefeito na atualidade) entre 1912 e 1926. Em 1933, mudou-se para o Rio de Janeiro, em seguida para Belo Horizonte e depois para Conselheiro Lafaiete, onde faleceu em 09/04/1969.

Em razão de seu amor e dedicação pelo bem de nossa terra, o povo de Piumhi lhe confere esta merecida homenagem.
A estátua Mãe Carinho é um gesto de ternura, fonte inesgotável de Carinho e Compreensão. Símbolo do SIM profundo. “A você, Mãe Piumhiense, nossa homenagem com o mais profundo afeto.” Essa frase iniciava a placa original deste monumento, que foi roubada há muitos anos.

A estátua “Mãe Carinho” foi idealizada e projetada pelo jornalista e artista plástico Airton Amaral de Souza, Toró Amaral, que procurou, com seu dom, representar o infinito amor maternal. A escolha do local, em frente a uma das principais entradas da cidade, não foi aleatória: representa o amor com que Piumhi recebe seus filhos e também seus visitantes. A estátua, que tem 5,3 metros de altura e pesa duas toneladas, foi inaugurada no dia 7 de maio de 2005. Hoje, sua imponência, beleza e significado elevaram-na à condição de símbolo-postal de nossa cidade.