Destaques Meio Ambiente

Prefeitura planta 450 mudas de árvores em calçadas de Passos

23 de fevereiro de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – A Prefeitura de Passos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (Semab), oferece mil mudas de árvores no projeto “Cidade Mais Verde”. O objetivo é que as mudas sejam plantadas em calçadas da cidade. As mudas são de Oiti, Resedá (branco, vermelho e rosa) e Ipê Branco. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (35) 3522-6729. De acordo com a administração, até ontem, 450 mudas já foram plantadas com auxílio de projetos anteriores.


Você também pode gostar de: Justiça Federal subseção Passos vai ter nova sede a partir de março

De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente da Semab, Gilson de Oliveira Wenceslau, o projeto tem por objetivo dar continuidade e potencializar algumas ações de arborização que já foram executadas na cidade, bem como realizar algumas adequações nas estruturas existentes. Segundo ele, o viveiro municipal possibilita otimizar a formação de mudas para dar conta da demanda.

Começaremos com o plantio de mil mudas que foram adquiridas no final do ano passado. Estamos fechando parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e Instituto Social, Educacional e de Pesquisa de Minas Gerais (Isepem) para reestruturar o viveiro, que passará a ter capacidade para produção de aproximadamente 10 mil mudas. Nossa intenção também é estar fazendo parcerias com os estabelecimentos de ensino e empresas e o objetivo do projeto é arborizar as calçadas, canteiros centrais, praças, áreas verdes e área de preservação permanente”, disse o diretor.

Segundo Gilson, a previsão de término do projeto é em março, com possibilidade de retomar ainda este ano, no mês de outubro.

Esperamos que a população passense possa presenciar os benefícios já constatados através de pesquisas científicas, que apontam que a arborização urbana possibilita conforto ambiental, melhoria da qualidade do ar, estabilidade climática, bem como auxilia na conservação do ambiente, além de contribuir para a saúde física e mental. O morador poderá contar sempre com o suporte técnico do departamento de Meio Ambiente e, em alguns casos, estaremos apoiando na irrigação das mudas”, afirma Gilson.