Destaques Geral

Prefeitura pede atenção à sinalização na avenida Sabiá

11 de setembro de 2020

A juíza Denise Canêdo anulou o contrato de iluminação pública da Avenida Sabiá. / Foto: Divulgação

PASSOS – A prática de atividades físicas tem sido cada vez mais recorrente na avenida Sabiá. Por essa razão, a prefeitura de Passos, por meio do Departamento de Trânsito, chama atenção para a sinalização do local, que não vem sendo observada por muitos motoristas, já que a velocidade máxima permitida na avenida, de 40 km/h, é frequentemente desrespeitada, causando riscos aos pedestres e ciclistas que trafegam pela área.

O Departamento de Trânsito está implantando 5 quilômetros de ciclofaixas nas avenidas Sabiá e José Caetano de Andrade, a fim de garantir que o trânsito de bicicletas não seja afetado por possíveis pedestres, que muitas vezes caminham no espaço destinado exclusivamente aos ciclistas. O trabalho segue todas as orientações da resolução 236 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina que a pista, composta por uma linha contínua com largura de, no mínimo, 0,20 m e, no máximo, 0,30 m, deve ser utilizada para separar os automóveis do fluxo de bicicletas. Como a ciclofaixa é de sentido único, recomenda-se a largura mínima de 1,50 m, sendo imprescindível aos ciclistas trafegar no mesmo sentido do fluxo de veículos.

Segundo o diretor de Trânsito, Gerson Ferreira, a administração municipal ainda vem realizando alguns reparos na área, como a fixação de tachões e a pintura dos gabaritos. “Estamos concluindo alguns serviços para garantir a segurança dos pedestres, ciclistas e motoristas”, afirmou.

Exercícios físicos

Uma iniciativa da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com as academias do município, oferece desde o mês passado a possibilidade de os cidadãos realizarem exercícios físicos sob orientação de profissionais na avenida Sabiá.  A ação ocorre todos os domingos, das 8h às 13h, até o dia 20 de dezembro. As atividades são abertas ao público e seguem todos os protocolos de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo ministradas por educadores físicos tanto da prefeitura quanto das intuições parceiras do projeto. E, para possibilitar que os munícipes pedalem, caminhem e pratiquem seus respectivos exercícios com um maior distanciamento, ao contrário do que vinha ocorrendo anteriormente, a administração tem interrompido o tráfego de veículos na via.
Neste mês de setembro, as atividades serão comandas pela Power House Pilates, no domingo, 13, seguida pela Caeserd e Mega Fitness, no dia 20 e, pela Liv, no dia 27.