Destaques Geral

Prefeitura libera bicicletas em pista de caminhada no Glória

Felipe Misuraca / Especial

23 de junho de 2021

prefeito celso henrique ferreira, o celsinho, e vereadores de são joão batista do glória:/ Reprodução

SÃO JOÃO BATISTA DO GLÓRIA – O prefeito de São João Batista do Glória, Celso Henrique Ferreira, o Celsinho, anunciou no último dia 15, em rede social da prefeitura, a liberação de ciclistas na pista de caminhada localizada na Alameda Esportiva.

De acordo com o vereador Danilo Soares Marques, a decisão de autorizar a circulação de bicicletas foi defendida por ele e pelos parlamentares João Paulo Ferreira e Fábio Ferreira Garcia. Danilo afirma que será feita uma campanha de conscientização para evitar problemas de velocidade por parte dos ciclistas.

“Vai haver um processo de conscientização da melhor forma em todos os lugares possíveis, como por exemplo, placas de sinalização explicando as regras e a importância de um local harmonizado”, disse.

Segundo Danilo, um grupo no WhatsApp foi criado com a presença dos vereadores, do prefeito e o vice-prefeito, Éder Aparecido de Paula Garcia, com o objetivo de expor posicionamentos contra a proibição.

“Eles se posicionaram e explicaram a favor de uma campanha de conscientização. Dessa forma, o prefeito ouviu o pedido da população e resolveu autorizar a entrada de ciclistas”, comentou o vereador.

Um ciclista da cidade, que não quis ser identificado, afirma que a decisão de autorizar a volta das bicicletas é perigosa.

“É muito perigoso. Cada um tem uma mentalidade, então é complicado”, disse.

Para ele, campanhas de conscientização podem não ser eficazes.

“Não tem como colocar na cabeça de todo mundo que tem que andar devagar na pista junto com os pedestres. Então, eu não concordo com a decisão”, afirmou.

Para ele, a solução do problema seria investir na construção de uma ciclovia na cidade.

Para Talita Silva Fonseca, frequentadora da região, a presença de ciclistas na pista de caminhada deve ser tratada com bastante cautela pela população.

“A pista é muito apertada, então se a área contar com a presença de ciclistas, pode ocorrer congestionamento de pedestres. Já que não existe outra pista na cidade, que haja respeito e compreensão de todos ali presentes”, disse.

Segundo ela, para evitar acidentes na pista, os ciclistas deveriam utilizar sinalizações nas bicicletas, como por exemplo, luzes.
No pronunciamento feito em rede social, o prefeito afirma que a decisão poderá ser revista.

“O propósito é fazer o bem-estar do nosso povo e se a gente tiver que tomar alguma decisão retroagindo nesse sentido, vamos tomar”, disse.