Cidadania Destaques

Prefeitura faz blitz do ‘Agosto Lilás’

27 de agosto de 2020

Uma blitz educativa na Avenida Juca Stockler, a fim de alertar a população sobre a importância do combate à violência. / Foto: Divulgação

Dando sequência às ações realizadas na campanha “Agosto Lilás”, a Prefeitura de Passos por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Sedest) realizou na manhã desta quarta-feira, 26, uma blitz educativa na Avenida Juca Stockler, a fim de alertar a população sobre a importância do combate à violência contra a mulher no município.

A ação, efetivada através do Centro de Referência e Atendimento à Mulher de Passos (Cramp), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras), recebeu ainda o apoio da Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica (Ppvd) e da Delegacia de Atendimento à Mulher de Passos (Deam).
Durante a blitz, foram distribuídos aos munícipes máscaras e kits com cartilhas educativas sobre as formas de violência, o direito das mulheres e os serviços oferecidos na cidade.

Violência doméstica

Em meio à pandemia do coronavírus, o isolamento social tem sido a medida mais segura para amenizar o contágio e a propagação do vírus, porém, segundo dados da Deam e do Cramp, neste período as ocorrências de violência doméstica e familiar contra as mulheres cresceram 25%.

Ainda segundo informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em relação à quantidade de denúncias recebidas no canal 180, houve um aumento de quase 40% se comparado com o mês de abril do ano passado. Para tanto, a administração municipal alerta a população para denúncias, que podem ser realizadas no 180 e para os serviços oferecidos pela Deam e pelo Cramp, que garantem auxílio psicológico, jurídico e social às mulheres. A delegacia e o Cramp estão localizados no mesmo prédio, na Avenida Arouca, 753, Centro.