Destaques Geral

Prefeitura e Aagaim constroem nova tremonha na usina de reciclagem de Itaú

Talita Souza / Especial

17 de junho de 2021

A iniciativa foi uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura de Itaú de Minas e a Associação dos Agentes Ambientais de Itaú de Minas (aagaim) :/ Divulgação

ITAÚ DE MINAS – Servidores públicos de Itaú de Minas fizeram e montaram uma nova tremonha na usina de reciclagem de lixo do município na última terça-feira, 15. Segundo o secretário de Planejamento, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mackson Antônio da Silva, a confecção da tremonha foi uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente com recursos oriundos da parceria entre a prefeitura com a Associação dos Agentes Ambientais de Itaú de Minas (Aagaim).

De acordo com Silva, a Aagaim doou parte do material para a confecção da tremonha e a prefeitura entrou com a mão de obra e o restante dos materiais. Para o secretário, a iniciativa é apenas o começo para melhorar a qualidade de trabalho dos colaboradores da usina de reciclagem do município.

“A tremonha é o seguinte: lá em cima, descarrega o lixo e ela vem afunilando, dosando a quantidade de lixo que vai passar pela esteira. Nós conseguimos arrumar a tremonha lá, mas isso é apenas uma coisinha bem pequenininha perto de tantas outras que ainda teremos que arrumar”, explicou.

Ainda de acordo com o secretário, a antiga tremonha estava em condições precárias, fazendo com que os colaboradores corressem risco de acidentes.

“Ali estava em uma situação complicada, fazendo com que o pessoal pudesse se acidentar facilmente. Aí, fizemos essa nova, diminuindo o risco de acidente e, consequentemente, fará o trabalho render mais. Ainda faremos a pintura da tremonha e da parede para também ficar melhor visualmente”.

Para Silva, ainda há melhorias a serem feitas na usina de reciclagem do município. O secretário explicou que está focando no meio ambiente e pretende restaurar o aterro sanitário da cidade.

“Por enquanto, estamos bastante focados no meio ambiente, principalmente, em questão do nosso aterro sanitário, que já foi orgulho da nossa sociedade. E eu tenho o compromisso de restaurar esse orgulho”, afirmou Silva.