Destaques Política

Prefeitura de Piumhi dá início ao plano de gerenciamento de resíduos sólidos

11 de junho de 2021

Foto: Divulgação

PIUMHI – Na semana mundial do Meio Ambiente, a prefeitura de Piumhi, por meio da secretaria municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente deu o pontapé inicial para uma nova era de gerenciamento de resíduos sólidos no município.

De acordo com o secretário do departamento, Arthur Rezende Delfim, o primeiro passo para elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é conhecer o perfil e as características do lixo local para seguir com as tomadas de decisão amparadas em estudos.

Segundo ele, a partir da iniciativa da aluna da Uemg, Priscila Lourenço, com o auxílio do professor Colares, a prefeitura vem realizando, durante toda esta semana, a pesagem, triagem e medição sistemática de todo o lixo do município para realizar o estudo gravimétrico.

“Esse é o primeiro passo para alinhar nossa cidade aos objetivos e metas de sustentabilidade vigentes. Há mais de uma década ele estava desatualizado, nunca antes foi feito com essa metodologia completa e, hoje, é de importância fundamental para qualquer tomada de decisão que a nossa gestão fará em prol do meio ambiente e todas as regulamentações”, frisou o secretário.

Arthur ressalta que Piumhi é uma das pioneiras no estado a realizar esse estudo no último biênio e, através de parcerias da ciência e técnicas atuais, que atende todos os requisitos de coleta de dados, será possível conseguir fazer a diferença no município.

Na última segunda-feira, 7, o secretário informou que as medições foram até às 22h, uma vez que esse é o dia com o maior volume de lixo coletado no município, sendo oito caminhões, fora o da reciclagem. Porém, a medição continua até o final desta semana, no sábado, com auxílio do departamento de Limpeza e a secretaria de Obras.

Na oportunidade, ele agradece a toda iniciativa privada que auxiliou e foi responsável para que essa ação fosse possível.

“Acredito que ao aproximar o poder público da iniciativa privada, como temos feito nesta gestão do prefeito Dr. Paulo, teremos grandes transformações de alto impacto no município, e isso é só um começo”, destacou.

Ao final do projeto e com todos os dados coletados, Arthur disse que a expectativa é fazer um evento de apresentação dos resultados, convocar todos os parceiros, e, principalmente, os colaboradores da prefeitura que têm se dedicado a esse trabalho com a separação, triagem, quartiamento e pesagem do lixo, colaborando, assim, para o sucesso final da ação.