Destaques Política

Prefeitura de Piumhi dá andamento ao plano de resíduos sólidos em Penedos

25 de setembro de 2021

o objetivo da visita foi verificar o solo para receber o substrato produzido em fase de testes, que não ocupa mais espaço do aterro municipal

PIUMHI – Um importante passo frente a um dos pilares da transformação histórica do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) foi dado durante esta semana. Na última segunda-feira, 20, o secretário municipal de Abastecimento, Pecuária e Meio Ambiente, Arthur Rezende Delfim, junto aos técnicos do Emater, Sérgio Marcelino Silva, e Eduardo Uliana, e o agrônomo do município, Guilherme Freitas, estiveram na comunidade de Penedos, juntamente com o presidente da associação comunitária de Penedos, José Rômulo, demarcando as áreas dos pequenos produtores daquela região.

De acordo com informações da Prefeitura de Piumhi, o objetivo da visita foi verificar o solo para receber o substrato produzido em fase de testes, que não ocupa mais espaço do aterro municipal e será convertido em melhoria de solo e produtividade para os pequenos produtores.

Além disso, a equipe verificou os locais de correção do solo a partir da doação de calcário, junto ao programa da Emater, após a entrega dos resultados de Análise de Solo; um trabalho técnico e muito bem-feito.

Delfim explicou que a prefeitura tem realizado a doação de calcário e compostagem através do programa de correção do solo, garantindo a assessoria técnica pelo agrônomo e toda a equipe da Emater.

Ainda segundo ele, o próximo passo para essa ação será a realização de um dia de campo no próximo ano para verificar os resultados das técnicas de correção de solo adotadas.

O secretário ressaltou, ainda, que, para o sucesso do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, deve-se cumprir todos os pilares a partir do conceito de logística reversa.

“Toda poda de árvores, ao invés de ocupar o aterro e diminuir sua vida útil, passará a ser utilizada para enriquecer e corrigir o solo dos pequenos agricultores do município, melhorando aspectos de qualidade e produtividade da lavoura. Vivemos um período de muita dificuldade para o produtor que se deparou com aumento de preços jamais visto no que tange adubos, defensivos e maquinários, juntamente com a geada que afetou grande parte e a seca que vem prejudicando todos nós. É hora de unir a essa causa e auxiliar com tudo que estiver ao nosso alcance”, explanou.

Ainda de acordo com o secretário, o setor tem comprovado sua diretriz de apoio ao produtor rural, conforme estabelecido pelo prefeito, Paulo César Vaz, e segue defendendo os interesses dos produtores, trabalhando em prol da classe de forma geral.

Recentemente, uma dessas ações foi a elaboração de laudos técnicos e estudos para fundamentar o decreto de estado de emergência, em função da geada que atingiu a região.Além disso, a secretaria conseguiu uma parceria entre os pequenos produtores e a Emater para elaborar, gratuitamente, os laudos de geada para a Agricultura Familiar.


Secretaria e Rotary plantam árvores em Piumhi


PIUMHI – A Prefeitura de Piumhi, por meio da Secretaria Municipal de Abastecimento, Pecuária e Meio Ambiente e em parceria com o Rotary Club da cidade, realizará uma ação conjunta de plantio de 40 árvores, na próxima segunda-feira, 27, em homenagem ao Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro. O governador do Distrito 4560, José Carlos de Azevedo, e sua esposa estarão presentes no evento, que terá início às 10h30. Eles serão recepcionados no Marco Rotário, na entrada da cidade, na rodovia MG-050.

Dentro da programação, está prevista uma visita ao gabinete do prefeito Paulo César Vaz às 14h. A partir das 16h, acontecerá o plantio de 40 mudas de árvores, na praça do loteamento Residencial Morada do Sol, no bairro Lagoa de Trás, onde está sendo construída a academia ao ar livre.

Essa ação acontecerá com o auxílio de algumas escolas do município, envolvendo os alunos no plantio dessas mudas.

Segundo informações do secretário de Meio Ambiente, esse projeto é apenas o início do programa de plantio de uma árvore para cada habitante no próximo triênio, que culminará no plantio de 35 mil árvores no município.