Destaques Geral

Prefeitura de Piumhi conclui primeira etapa de obra na Lagoinha

Por Laura Oliveira Hostalácio / Folha da Manhã com Onda Oeste FM

18 de fevereiro de 2021

Foram instaladas manilhas de até 2 metros de diâmetro, em uma rede subterrânea com cerca de 700 metros de extensão. / Foto: Divulgação

PIUMHI – A primeira etapa da canalização pluvial da Lagoinha, no Nova Esperança, em Piumhi, foi concluída pelo Departamento de Obras da prefeitura do município. O local sofre com inundações há cerca de 5 anos, segundo Valcir Benetido Alves, que mora no bairro. “Várias vezes, às 2h da manhã, a casa estava com 50, 60 cm de água dentro”, disse Alves. O morador disse que chegou a perder móveis e eletrodomésticos por conta de inundações.

Perdi meus móveis, cama, guarda-roupa, mesa. Tive que jogar tudo fora. Era esgoto, mistura de tudo. Era muito difícil, só quem passa por isso sabe. Agradeço a Deus que está resolvendo”.

Há cerca de 15 dias, as obras passaram por um teste quando a cidade foi atingida por uma forte chuva e as manilhas suportaram o nível da água. O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, o engenheiro civil Tadeu Augusto Ferreira, foram instaladas manilhas de até 2 metros de diâmetro, em uma rede subterrânea com cerca de 700 metros de extensão, até o córrego do Ribeirão Sujo. Inicialmente, o espaço da Lagoinha era uma bacia de contenção.

Ela recebia essas águas e fazia uma contenção até o escoamento. Mas, como o diâmetro não era apropriado, não conseguia fazer essa vazão e acontecia essas intercorrências”, afirmou Tadeu.

Segundo informações da prefeitura, essa é a primeira etapa do projeto, que ainda precisa de pavimentação asfáltica.

A segunda etapa será concluída quando for feito o loteamento Alphavile, que será aprovado agora na prefeitura. A gente vai canalizar essas águas e jogar no Ribeirão Sujo, que corta Piumhi”, disse o secretário. A estimativa é que o início da próxima etapa da obra seja entre 60 a 75 dias, segundo Tadeu.