Destaques Geral

Prefeitura de Passos retoma curso para regularização de mototáxi e motofrete

5 de outubro de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – Após interromper o cronograma do curso profissional para a regularização dos mototáxis e motofretes de Passos, devido à pandemia do novo coronavírus, a prefeitura do município, por meio da Secretaria de Planejamento, decidiu retomar as aulas, que terão inicio neste mês de outubro e devem seguir até o final do ano. A decisão, que foi acordada na tarde de quarta feira, 30, em um encontro entre o prefeito Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives, o gestor do Serviço Social do Transporte (Sest), Denis Quaresma, o coordenador do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) de Formiga, Wander Gomes, o secretário de Planejamento, Ulisses Araújo, e o diretor do Departamento de Transporte Público, Vicente Paulo Rodrigues, segue com todos os protocolos de segurança exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e os decretos em vigência na cidade.

Como explicou o diretor de Transporte Público, a prefeitura realizou uma reunião, no mês de junho, entre membros da administração municipal, do Sest, do Senat e dos profissionais de mototáxi e motofrete para instruir aos proprietários das centrais a necessidade da realização do curso de capacitação, que é exigido pela legislação municipal.

A princípio, o curso estava previsto para o dia 8 de julho, porém, devido à pandemia, e em contato com o comitê de enfrentamento à covid-19, entendemos por bem o adiamento das aulas, prezando assim o bem-estar de todos. Em contrapartida, após diversos estudos entendemos que é o momento de ministrar esse curso, já que este é um setor muito importante para o município, e a regularização do mesmo impulsiona a economia da cidade, além de garantir segurança aos profissionais’’, assegurou Vicente.

Ao final da reunião, Renatinho ressaltou o trabalho realizado pela secretaria de planejamento, e pelo departamento de transporte e, ainda complementou enfatizando o desejo de solucionar este antigo problema da cidade.

A regularização, é uma luta antiga, e que irá beneficiar uma importante classe, que presta relevantes serviços para o município. Estamos trabalhando para colocar a situação em dia por meio deste curso profissionalizante que irá credenciar os profissionais a trabalharem regularizados no município de Passos”, finalizou o chefe do Poder Executivo.

Para o gestor do Sest, Denis Quaresma, é imprescindível a regularização desses profissionais , uma vez que o município de Passos está à frente de outros por regulamentar os serviços de mototáxi e motofrete por meio de decreto.

De antemão, gostaria de agradecer a prefeitura pela iniciativa e pelo convite em participar deste importante projeto, que deve regularizar quase 300 profissionais, já que são 240 pré-inscritos, totalizando em torno de dez turmas, que serão monitoradas pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG)’’, comentou o gestor.

Após o curso, todos os mototáxis e motofretes, que estavam clandestinos no município, passarão para a condição de concessionários na prestação de serviço, e ainda terão o direito de regularizar suas respectivas centrais de motofrete , que terão o alvará de funcionamento deferido pelo Departamento de Transportes.