Destaques Geral

Prefeitura de Claraval inaugura a primeira sala de prova de café

16 de junho de 2021

sala de prova de café em Claraval

CLARAVAL – A Prefeitura de Claraval inaugurou a 1ª sala de prova de café da cidade, que foi instalada no Centro Múltiplo Uso de Claraval e é direcionada a pequenos produtores rurais. A inauguração aconteceu na última segunda-feira e a sala será gerida pelo escritório local da Emater com apoio da prefeitura. A sala foi obtida a partir de Termo de Recebimento de Bens em Doação celebrado com a Emater, viabilizada por emenda parlamentar, com apoio da prefeitura. Dentre os móveis e equipamentos recebidos pelo município estão um medidor de umidade, uma mesa de prova, uma mesa de classificação, uma máquina de moer café, um torrador, um descascador e uma balança eletrônica.

O evento contou com presença de Rogério Neves e Gilberto Ribeiro, assessor e ex-assessor do Deputado André Quintão, dos representantes da Emater: Enes Barbosa e Fábio Firmo, e de integrantes da Coorgânica, inclusive de produtores de café orgânico e da Presidente da Cooperativa, Nilvanir Consuelo Cintra.

Por parte da Prefeitura de Claraval, compareceram o Secretário de Agricultura Bruno Alves de Freitas, a Secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer Luisa Helena Cintra e o representante da Secretaria de Meio Ambiente Jorge Brunetti Suzuki.

Por vídeo, o Deputado André Quintão, falou aos presentes sobre a importância da cultura cafeeira para os pequenos produtores rurais de Claraval e sobre sua satisfação em apoiar a economia local. Por sua vez, Bruno Alves de Freitas, destacou que a possibilidade dos agricultores classificarem seu próprio café gera um incremento nas vendas que melhora as possibilidades de comercialização do produto.
Ao final, os representantes da Emater realizaram demonstração do funcionamento da sala de prova, e destacaram a importância dos cafeicultores realizarem cursos e capacitações para se tornarem provadores de café e, assim, utilizarem o local e seus equipamentos na integralidade.

A sala de prova de café é mais uma conquista para Claraval, mais um fruto advindo da parceria que a Prefeitura possui com a Emater – MG, e mais uma articulação bem-sucedida do Prefeito Luizão junto a parlamentares atentos às demandas de nossa população.