Destaques Geral

Prefeitura de Capetinga implanta Defesa Civil

20 de outubro de 2020

O serviço já está disponível, e o mapeamento das principais áreas de risco está em andamento. / Foto: Divulgação

PASSOS – Com o intuito de viabilizar ações preventivas, assistenciais, reconstrutivas e de socorro para a comunidade, a prefeitura de Capetinga e a Polícia Militar instituíram, em outubro, a Defesa Civil no município, que deve atuar junto ao Órgão Municipal de Proteção. O serviço já está disponível para a população, e o mapeamento das principais áreas de risco está em andamento.

Gabriela Marquete Cáris, engenheira ambiental e coordenadora da Defesa Civil de Capetinga, destaca a importância da implantação do órgão. “Já estamos atualizando toda a documentação para inserir no sistema, o qual nos permite utilizar os recursos vinculados à instituição pública. Desse modo, nossa comunidade ficará mais segura em diversos aspectos, já que existem ações de integração, prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação das comunidades e áreas atingidas por desastres”, disse.

A coordenadora também esclarece que o órgão estadual tem prestado a devida assistência para que o trabalho seja efetivo em toda a cidade.

Recebemos a visita de um sargento da Defesa Civil e, durante a presença dele aqui, fomos orientados sobre como deve ser realizada a atualização das informações, as ferramentas existentes e os tipos de ajuda que podemos solicitar em determinados casos. Também aprendemos sobre os desastres e sobre a elaboração do Plano de Contingência, que está em desenvolvimento”, explicou Gabriela.

A Defesa Civil pertence ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) e se caracteriza como o setor responsável por elaborar estratégias destinadas a evitar desastres ou a minimizar os efeitos que estes podem causar, a fim de restabelecer a normalidade no meio social. Em âmbito municipal, o órgão é o encarregado por realizar o contato direto com a população para, entre outros serviços, repassar informações relevantes, alertar sobre possíveis riscos e vistoriar edifícios. Em Capetinga, as pessoas podem entrar em contato com os representantes do órgão por meio do e-mail [email protected] ou pelo telefone (35) 3543-1270.