26 de janeiro de 2021
Poder executivo de Alpinópolis funciona, atualmente, na unidade da antiga Casemg, que foi adaptada pela administração. / Foto: Divulgação
ALPINÓPOLIS – O prédio administrativo da Prefeitura de Alpinópolis vai para outro lugar, segundo anunciou o prefeito Rafael Freire. A sede funciona, desde o final de década de 1980, em um barracão improvisado, situado na região central da cidade.
Foto: Divulgação
Este era o local onde operava, antigamente, uma das unidades da Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais (Casemg) e foi adaptado para abrigar os poderes Executivo e o Legislativo, que funcionaram no mesmo prédio até a construção da sede própria da Câmara. O Executivo, porém, permanece na mesma construção que se encontra bastante deteriorada.
O novo local fica na Rua Maestro Geraldo Aprígio, onde, atualmente, está instalado o Departamento Municipal de Educação e Cultura. Neste mesmo espaço funcionou a Casa da Cultura de Alpinópolis, denominada “Uniartes”, e o prédio, coincidentemente leva o nome do primeiro prefeito de Alpinópolis, Antônio Herculano dos Reis, que governou a cidade entre 1939 e 1941.
Quando assumiu a administração municipal, logo nos primeiros dias, o atual prefeito demonstrou interesse em realizar a mudança, sob a alegação de que a estrutura do prédio, além de inadequada, estaria oferecendo risco aos servidores e à população.
“Não dá para pensar numa cidade moderna sem que tenhamos o mínimo de estrutura para tal. E a nossa prefeitura representa isso. Não há condições para que a sua estrutura fique do jeito que está. É um risco, sobretudo, para os servidores que ali trabalham. O que vemos é um barracão deteriorado pelo tempo, com várias rachaduras, telhado caindo, fiação exposta, goteira pra todo lado”, disse o prefeito.
Freire também declarou que pretende erguer uma nova sede para a prefeitura, mas que, por enquanto, a administração deve funcionar no espaço multiuso onde está o Departamento de Educação de Cultura.
“Alpinópolis merece uma sede digna para o Poder Executivo. Não é por vaidade, nem por luxo, é por necessidade. E nós nos empenharemos para a construção de uma nova sede para a prefeitura. No entanto, até que isso aconteça, provisoriamente, a prefeitura funcionará no espaço da ‘Uniartes’”, onde fica o atual Departamento de Educação e Cultura, visto que este é um espaço multiuso, conforme consta em seu projeto original, podendo abrigar qualquer repartição da administração municipal”.
O projeto de realocação dos vários departamentos que funcionam na sede já está em curso e, em breve, será possível realizar a transferência.
“Em pouco tempo conseguimos organizar um planejamento para a mudança e dar ao povo, e aos nossos servidores, um lugar digno. Ainda não acabamos a mudança, está no começo, mas só de ver o hall de entrada já traz um alívio para o coração. Teremos uma sede adequada para a prefeitura”, comentou o prefeito.
Internamente, há retoques a serem feitos e está sendo aguardada a finalização do projeto de engenharia, já que uma parte do prédio – localizada na área inferior e usada apenas como depósito -, será readequada para comportar todo o Departamento de Educação e Cultura. Quanto ao prédio atual da prefeitura, há a intenção de que seja reformado para que possa abrigar tanto um espaço cultural como um arquivo para a documentação da administração.