Destaques Geral

Prefeitura de Alpinópolis vai mudar para rua Maestro Geraldo

26 de janeiro de 2021

Poder executivo de Alpinópolis funciona, atualmente, na unidade da antiga Casemg, que foi adaptada pela administração. / Foto: Divulgação

ALPINÓPOLIS – O prédio administrativo da Prefeitura de Alpinópolis vai para outro lugar, segundo anunciou o prefeito Rafael Freire. A sede funciona, desde o final de década de 1980, em um barracão improvisado, situado na região central da cidade.

Foto: Divulgação

Este era o local onde operava, antigamente, uma das unidades da Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais (Casemg) e foi adaptado para abrigar os poderes Executivo e o Legislativo, que funcionaram no mesmo prédio até a construção da sede própria da Câmara. O Executivo, porém, permanece na mesma construção que se encontra bastante deteriorada.

O novo local fica na Rua Maestro Geraldo Aprígio, onde, atualmente, está instalado o Departamento Municipal de Educação e Cultura. Neste mesmo espaço funcionou a Casa da Cultura de Alpinópolis, denominada “Uniartes”, e o prédio, coincidentemente leva o nome do primeiro prefeito de Alpinópolis, Antônio Herculano dos Reis, que governou a cidade entre 1939 e 1941.

Quando assumiu a administração municipal, logo nos primeiros dias, o atual prefeito demonstrou interesse em realizar a mudança, sob a alegação de que a estrutura do prédio, além de inadequada, estaria oferecendo risco aos servidores e à população.

Não dá para pensar numa cidade moderna sem que tenhamos o mínimo de estrutura para tal. E a nossa prefeitura representa isso. Não há condições para que a sua estrutura fique do jeito que está. É um risco, sobretudo, para os servidores que ali trabalham. O que vemos é um barracão deteriorado pelo tempo, com várias rachaduras, telhado caindo, fiação exposta, goteira pra todo lado”, disse o prefeito.

Freire também declarou que pretende erguer uma nova sede para a prefeitura, mas que, por enquanto, a administração deve funcionar no espaço multiuso onde está o Departamento de Educação de Cultura.

Alpinópolis merece uma sede digna para o Poder Executivo. Não é por vaidade, nem por luxo, é por necessidade. E nós nos empenharemos para a construção de uma nova sede para a prefeitura. No entanto, até que isso aconteça, provisoriamente, a prefeitura funcionará no espaço da ‘Uniartes’”, onde fica o atual Departamento de Educação e Cultura, visto que este é um espaço multiuso, conforme consta em seu projeto original, podendo abrigar qualquer repartição da administração municipal”.

O projeto de realocação dos vários departamentos que funcionam na sede já está em curso e, em breve, será possível realizar a transferência.

Em pouco tempo conseguimos organizar um planejamento para a mudança e dar ao povo, e aos nossos servidores, um lugar digno. Ainda não acabamos a mudança, está no começo, mas só de ver o hall de entrada já traz um alívio para o coração. Teremos uma sede adequada para a prefeitura”, comentou o prefeito.

Internamente, há retoques a serem feitos e está sendo aguardada a finalização do projeto de engenharia, já que uma parte do prédio – localizada na área inferior e usada apenas como depósito -, será readequada para comportar todo o Departamento de Educação e Cultura. Quanto ao prédio atual da prefeitura, há a intenção de que seja reformado para que possa abrigar tanto um espaço cultural como um arquivo para a documentação da administração.