Destaques Geral

Prefeitura de Alpinópolis distribui produtos da Agricultura Familiar

Talita Souza / Especial

10 de junho de 2021

Foram distribuídos, ao todo, 500 kg de uvas e 200 kg de verduras e legumes para famílias e instituições do município :/ Divulgação

ALPINÓPOLIS – A Prefeitura de Alpinópolis distribuiu uvas, verduras e legumes para as 80 famílias cadastradas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para as instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Lar Santo Antônio, Lar São Vicente de Paulo e a Santa Casa de Alpinópolis.

Parar as famílias cadastradas no PAA foram distribuídos 200 kg de uva, as instituições do município receberam 300 kg da fruta e 200 kg de verduras e legumes. Todos os alimentos foram adquiridos da agricultura familiar que produz no município.

Segundo a responsável pelo Departamento Municipal de Agricultura (Dema) de Alpinópolis, Maria Flávia Paiva, os recursos do programa de agricultura familiar são do Ministério da Cidadania através de ações do Governo Federal no programa de inclusão produtiva rural.

“Esse programa é importante para os cidadãos e, principalmente, para agricultura familiar. É assim que funciona: os produtores rurais que são cadastrados, temos um total de 19 produtores, que recebem uma cota de R$6,5 mil durante um ano. Essa cota é feita pela proposta de que foi realizado na gestão passada, no mês de setembro e vai até setembro de 2021. Após um ano, essa cota é renovada e assim consequentemente”, afiram Maria Flávia.

De acordo com o prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, o programa existe desde 2007, através do Programa Federal Brasil Sem Fome.

“No passar dos anos, o projeto sofreu reformulações por parte das gestões federal e municipal. Ao assumir o governo em 2021, determinei a ampliação do programa e sua efetiva aplicabilidade, possibilitando que mais de 80 famílias alpinopolenses pudessem ser beneficiadas, além das instituições como Apae, Lar São Vicente de Paulo, Lar Escola Santo Antônio e a Santa Casa de Alpinópolis”, disse o Freire.

“O nosso governo preza por uma gestão pública sustentável, zelando pela integração coordenada entre a sociedade e o meio ambiente, valorizando a agricultura familiar, promovendo geração de renda através do PAA e levando alimentos de qualidade e orgânicos para a mesa dos cidadãos alpinopolenses”, afirma o prefeito.