Destaques Geral

Prefeitura atualiza dados do coronavírus em Paraíso

4 de abril de 2020

S.S. PARAÍSO – Em boletim divulgado na manhã de ontem, 3, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso atualizou os dados sobre o novo coronavírus no município. Agora, são 183 casos notificados, e nenhum confirmado. Durante entrevista coletiva concedida através de redes sociais do Executivo, o prefeito e representantes da Secretaria de Saúde demonstraram otimismo em relação aos números, mas foram enfáticos ao afirmar que a população precisa continuar fazendo sua parte.

A Coordenadoria da Vigilância em Saúde atualizou os dados do coronavírus em Paraíso. Até a última sexta-feira, eram 186 casos suspeitos notificados, sendo que 132 deles ainda estão em isolamento em suas casas e 39 já deixaram a quarentena. Além disso, 15 exames testaram negativo para a covid-19 e sete aguardam o resultado de exame. Não há nenhum caso confirmado.
Ainda de acordo com os dados, a maior parte das pessoas notificadas tem entre 20 e 50 anos. À reportagem, a assessoria de Comunicação da Prefeitura informou que apenas um paciente com sintomas suspeitos está internado na Santa Casa de Misericórdia. Trata-se de uma criança de oito anos, que está isolada e apresenta quadro clínico estável.

Daniela Cortez, responsável pelo departamento, ressaltou o fato de a covid-19 ainda não ter sido identificado no município, entretanto, declarou que todas as medidas para evitar a propagação do vírus devem continuar sendo tomadas. “Não constata o vírus em Paraíso, mas o nosso trabalho é diário e a população precisa continuar fazendo a sua parte, se mantendo em isolamento social, saindo de casa apenas em casos de extrema necessidade”, disse.

Em seguida, o secretário de Saúde, Wandilson Bícego, apresentou dois gráficos com estimativas da ação da covid-19 em São Sebastião do Paraíso entre os dias 4 de março e 30 de abril. O primeiro deles, feito no dia 18 março, foi baseado nos dados estatísticos fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Naquele momento, esperava-se que a cidade registrasse 1208 casos notificados, sendo 786 positivos. Estimava-se, ainda, que 117 pacientes precisariam de internação e 24 pessoas morreram. “Esses dados nos preocupam muito, porque se precisarmos de 117 leitos com respiradores, o município não suporta”, disse.

Já no segundo quadro, que foi baseado nas estatísticas atuais e que leva em conta as medidas de prevenção tomadas pela população, a Prefeitura se mostra mais otimista. “O cenário de ontem (quinta-feira) já muda até o dia 30 de abril. Teríamos 530 casos notificados, sendo 183 positivos, sendo que 80 vão precisar de internação. E ainda teríamos 16 óbitos”, explicou.

Todavia, ele espera que os números sejam ainda menores do que o estimado e, para isso, fez um apelo à comunidade: “Nossos profissionais estão trabalhando até tarde da noite, cuidando da nossa população. Ontem mesmo eles saíram com a viatura da Polícia Militar atrás de uma pessoa que teria tido contato com um paciente de fora de Paraíso. O poder público está fazendo a sua parte, mas é preciso que todos sejam responsáveis por suas ações.”, completou Bícego.

Por fim, o prefeito Walker Américo Oliveira comentou a redução dos dados estatísticos apresentados pelo secretário de Saúde, entretanto, reforçou o coro dos demais servidores e pediu apoio à população. O prefeito ainda lembrou que o município conta com dez equipes de fiscais, que estão vistoriando as ações dos comerciantes durante o período de quarentena. “Nós diminuímos o número de casos monitorados e estamos diminuindo a curva [dos gráficos estatísticos], mas não podemos relaxar. Estamos em uma linha decrescente. Paraíso está no caminho certo, mas depende de todos nós. As pessoas ainda estão andando muito na rua. Se não tomarmos cuidado, podemos nos assustar com o número de casos na cidade, pois esse surto está apenas começando. A doença é muito séria e evolui rápido”, concluiu.