Destaques Geral

Prefeitura analisa projeto Juro Zero

Por Adriana Dias / Redação

3 de julho de 2021

O objetivo do projeto é viabilizar uma linha de crédito para pequenos negócios com zero taxa de juros. / Foto: Divulgação

PASSOS – A Associação Comercial e Industrial de Passos (Acip) e Câmara de Diretores Lojistas (CDL) reivindicam junto à Prefeitura de Passos a implantação do projeto Juro Zero. Recentemente, as duas instituições enviaram um ofício ao prefeito Diego Oliveira, que aguarda pareceres técnicos para saber se é possível a administração municipal atender o pedido. O objetivo do projeto é a disponibilização de uma linha de crédito, de até R$15 mil e sem juros, por meio de parcerias com instituições financeiras para fomentar os pequenos negócios.

Conforme a assessoria de Comunicação da prefeitura, o projeto foi analisado pela Secretaria de Planejamento, posteriormente pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) e, agora, está sob análise da equipe técnica da Secretaria de Fazenda, que pediu prazo de até 30 dias para concluir o estudo.

Uma das questões que está sendo levantada é com relação aos valores, uma vez que, pelo Programa Juro Zero Passos para microempreendedores individuais (MEI), microempresas e profissionais liberais tem o objetivo de ajudar os pequenos negócios da cidade que são os mais penalizados com a pandemia, a prefeitura fica encarregada de arcar com os juros dos valores dos empréstimos.

Pelo programa, a quitação dos empréstimos poderá ser feita em até 36 parcelas para MEI, microempresas e profissionais liberais, com um período de seis meses de carência. As demais categorias terão acesso a valores mais altos com juros diferenciados, negociados com a própria instituição financeira e o mesmo prazo de carência.

O Sindicato do Comércio Varejista de Passos (SindPass) também apoia o programa, representando os interesses da classe empresarial do município e cientes de sua representatividade e responsabilidade social.

Os interessados terão que passar por um treinamento, disponibilizado em uma plataforma on-line. O curso abordará noções de gestão financeira e aplicará uma avaliação do aprendizado. Para aprovação e emissão do certificado será exigido o mínimo de 70% de acertos. Após a conclusão do curso o empreendedor deve procurar uma das instituições parceiras para fazer o pedido do crédito.

A proposta do Programa Juro Zero Passos deverá ser encaminhada para apreciação da Câmara Municipal. O Juro Zero Passos será implantado com a intenção de fomentar o empreendedorismo e promover o desenvolvimento da economia local.