Destaques Geral

Prefeitos reforçam orientações sobre isolamento social durante a Páscoa

11 de abril de 2020

PASSOS – Em razão da pandemia do novo coronavírus, prefeitos de municípios da região têm intensificado as medidas e orientações a respeito do isolamento social. Em alguns casos, foram reforçados os esquemas de barreiras sanitárias que dão acesso às cidades.

Como a Páscoa é uma ocasião momento em que muitas famílias se reúnem para confraternizar, Denise Alves de Souza Neves, a prefeita de Pratápolis, lembrou que, no momento, é importante celebrar apenas com o familiar que vive no mesmo domicílio. “Entendemos a importância desta celebração no calendário dos brasileiros, no entanto, infelizmente, este não é o momento de realizar visitas. Estamos com parceria com a promotoria de justiça e vamos dar orientações precisas nas barreiras sanitárias locais”, informou.

Nesta quarta-feira, 8, a entrega de ovos de chocolate às crianças de Pratápolis foi diferente. “Já faz parte do nosso planejamento orçamentário. Compramos os doces no início do ano, e eles chegaram há poucos dias, em vez de ocorrer como planejávamos, ou seja, entregarmos durante as aulas, precisamos fazer uma escala de horários e presenteamos duas escolas da rede municipal, o primário de uma unidade estadual e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Entregamos também uma apostila com atividades para os próximos 30 dias”, disse.

Até o domingo de páscoa, em Alpinópolis, a vigilância será redobrada nas fronteiras do município e os carros de som continuarão transmitindo mensagens de orientação à população. A prefeitura também entregará folhetos para maior conscientização a respeito da covid-19. “Estamos pedindo para que ao pessoal tenha mais cautela quanto aos familiares de outras cidades que por ventura, vierem até o nosso município. O ideal seria que não viessem”, informou a Secretaria de Saúde.

Em São João Batista do Glória, o espetáculo “A Paixão de Cristo” foi cancelado. “Esta Páscoa será diferente, enquanto nas anteriores, nosso intuito era nos aproximar e reunir o máximo de pessoas para celebrar esta grande festa, hoje pedimos o contrário. Este momento exige medidas assim, que acabam desagradando, mas que são necessárias para atingirmos nosso objetivo: salvar vidas. É hora de resguardarmos cada um, e para isso, o isolamento social é indispensável. As barreiras sanitárias do nosso município, instaladas nas entradas e saídas da cidade, continuarão e serão reforçadas neste feriado, a fim de garantir a proteção dos que já estão aqui e dos que pretendiam vir”, disse a prefeita Aparecida Nilva dos Santos.

Em Delfinópolis, o município reforçou as orientações na barreira sanitária e proibiu o tráfego de carros de passeio e de pedestres da balsa que liga a cidade a Cássia. O objetivo é evitar o fluxo de turistas e a propagação do novo coronavírus.