Destaques Geral

Prefeito de Passos deve liberar bares e restaurantes até as 22h

Gabriella Alux/ Especial

25 de junho de 2021

no último dia 15, empresários de bares e restaurantes fizeram manifestação contra restrições: Arquivo FM

PASSOS – O prefeito de Passos, Diego Oliveira, deve flexibilizar o horário de funcionamento de bares e restaurantes até as 22h. Na manhã desta quinta-feira, empresários do segmento fizeram uma nova manifestação, em frente ao Paço Municipal, contra a determinação que mantém o funcionamento até as 19h. Diego fez uma videoconferência, às 16h de ontem, com o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Mateus Daniel, e a diretora-executiva Adriana Queiroga para tratar do assunto.

“Tendo em vista que as cidades da região estão flexibilizando o horário de funcionamento de bares e restaurantes, eu vejo que é mais que justo que Passos também siga essa medida, uma vez que estamos com os números e incidência de covid em uma situação confortável. Por isso, haverá um respiro para proprietários dos comércios noturnos, que também precisam levar a renda para a casa e isso é o que nós pensamos e vamos fazer”, declarou o prefeito. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, um novo decreto deve ser divulgado nesta sexta-feira.

A primeira manifestação de proprietários de bares e restaurantes foi realizada no último dia 15. Na ocasião, o prefeito recebeu representantes do setor para discutir sobre as reivindicações e, três dias depois, a prefeitura divulgou um decreto que estendia o horário de funcionamento das 17h para as 19h. Segundo os empresários, o horário atual não é suficiente para permitir um serviço noturno de qualidade.

“O que precisávamos era justamente uma definição do que ele está pensando para o nosso setor, pois não dá mais para ficarmos sem trabalhar, ainda mais que vários municípios da região, mesmo em situação de colapso como é o caso de Piumhi, estão permitindo a abertura de todos comércios até as 23h. A manifestação foi para que nós consigamos pelo menos voltar a trabalhar, ainda mais que estamos com a energia cortada, vários empresários estão vendendo bens pessoais para dar conta do prejuízo. Então, essa decisão de estender o horário foi conseguido graças ao pleito do núcleo da Abrasel de Passos”, disse a empresária Aline de Oliveira Moraes.

Em Piumhi, empresários assinam termo de compromisso

PIUMHI – Em Piumhi, os proprietários de bares e restaurantes assinaram ontem um termo de compromisso para que a prefeitura inicie uma força tarefa de fiscalização nos estabelecimentos do setor. De acordo com o prefeito, Paulo César Vaz, na próxima segunda-feira, 28, será feito um balanço e, se for considerada uma falta de comprometimento por parte dos empresários deste setor, será retomado o horário de funcionamento mais restritivo.

“A situação da covid é complicada a todo o momento e em todos os aspectos. Diversos setores estão enfrentando dificuldades, principalmente por esse problema se arrastar há mais de um ano. Nossa tentativa é evitar um desequilíbrio econômico ainda maior. Sei, como médico, que o direito à vida é vital e, por isso, desde a semana anterior temos realizado várias reuniões com diversos segmentos da sociedade, que em sua maioria, são favoráveis à flexibilização nas atividades comerciais. É uma oportunidade de compartilhar as responsabilidades. O problema é de todos. A população não precisa esperar que governo A ou B irá resolver esta situação se não tiver a cooperação e conscientização de todos”, declarou Vaz.

Atualmente, o município permite o funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço até as 23h.