Destaques Geral

Prefeito de Alpinópolis notifica Copasa e quer rescisão de contrato

Por Beatriz Silva / Redação

6 de março de 2021

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

ALPINÓPOLIS — Em razão de inúmeras denúncias da população de Alpinópolis, insatisfeita com a qualidade da água fornecida pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a prefeitura do município decidiu, nesta sexta-feira, 5, notificar a empresa. Ainda conforme o prefeito da cidade, Rafael Henrique Da Silva Freire, o contrato com a Copasa pode ser rescindido em breve.

Na última semana, a maioria das residências na cidade recebeu água com cor escura. Ontem, a equipe da Vigilância Sanitária visitou algumas moradias e observou a turbidez da água em 27% delas.

Com a comprovação referente ao estado da água distribuída pela Copasa, notificaremos a companhia. A qualidade do serviço deixa a desejar, pedimos a população que denuncie, por meio do telefone da Vigilância Sanitária, qualquer irregularidade. O número é (35) 3523-2641”, disse o prefeito.

A Copasa é responsável pelo fornecimento de água no município há cerca de 30 anos. Quanto ao serviço de esgoto, a empresa passou a ser responsável em 2015, e começou a cobrar por ele em 2017. Sobre o possível encerramento do contrato, Rafael Freire informou que a prefeitura está tomando as providências necessárias para o rompimento.

Estamos tentando resolver a situação da melhor forma possível. O que a Copasa faz é um absurdo, e tem gerado um colapso econômico e social para Alpinópolis. Os problemas envolvendo a companhia não são recentes, é perceptível o descaso das administrações anteriores quanto às reclamações. Dessa forma, informamos que estamos tomando as providências cabíveis para que possamos encerrar o contrato, mas também pedimos paciência para a população ao longo desse processo”, completou Freire.

Entre as alternativas após o encerramento do contrato, o executivo ainda avalia se uma nova companhia deve ser contratada por meio de licitação, ou se o município criará a sua própria autarquia.