Destaques Dia a Dia

Precisamos estar cientes sobre a nossa jornada.

Por Oronilce Donizete Figueiredo Júnior

25 de junho de 2020

É comum estarmos bastante atarefados no dia a dia. Precisamos dividir nossos esforços para partes importantes como o trabalho, a família e as muitas informações que nos cercam sem que possamos ao menos compreender de onde vieram. Somos bombardeados constantemente por situações que nos roubam a atenção.

A vida atarefada, inicialmente tem seus benefícios pois o número de eventos vivenciados nos dão a sensação de que estamos progredindo. No entanto, quando somos impactados por muitas situações e com variadas finalidades, o estresse e a ansiedade que pode nos envolver nos precipita e influencia na capacidade de concentração.

Soluções infalíveis para nunca se estressar, ou nunca mais enfrentar desafios não existem. Mas é possível construir uma âncora para si, que possa manter o seu equilíbrio.

Isso nos diz que, os seres humanos são capazes de moldar seus hábitos comportamentais e os pensamentos, objetivando o seu bem-estar pessoal.

Estar consciente de suas próprias escolhas faz das consequências justificadas e aceitas com maior facilidade, no sentindo em que as próximas escolhas do indivíduo guiarão o pensamento e as ações para enfrentar o problema. Existem dois lados dessa moeda, em um deles, as pessoas se tornam capazes de melhorar seu desempenho e no outro, se acomodam em estados de conformação.
A hipnoterapia parte inicialmente do instinto de uma pessoa que deseja melhorar, seja algo que lhes prejudique, mas faz parte de sua vida, ou algum pensamento constante que traga desconforto e até mesmo, quando se deixa de sentir prazer nas atividades comuns.

O tratamento hipnoterápico tem por objetivo auxiliar o paciente no enfrentamento dos desafios e ressignificar traumas anteriores que instalaram padrões mentais prejudiciais. É natural que durante a experiência de vida todo sujeito adquira e registre informações e resultados, dessa forma, quando a pessoa sente dor, é remetida por informações e resultados anteriores sobre a sensação de dor. Assim como as defesas e respostas naturais do indivíduo, de forma inconsciente, são padronizadas para reagir à diferentes eventos.

O processo terapêutico através da técnica de hipnose é muito eficaz e é completamente natural e seguro. Na primeira sessão o paciente e hipnoterapeuta realizam uma entrevista de diagnóstico para se aproximarem e identificarem possíveis causas para o problema enfrentado pela pessoa. Em seguida, o paciente se senta de maneira confortável, fecha os olhos para entrar e se preparar para o estado de transe. O hipnoterapeuta irá conduzir o transe, permitindo que a mente fique tranquila e relaxada após o aprofundamento, orientando o paciente para efetuar os objetivos identificados na entrevista do início.

No final da sessão, a pessoa retorna do estado de transe e volta para o estado normal. Lembrando que o estado de hipnose não é estar inconsciente, ou dormindo e o paciente fica consciente em todo o processo e pode sair do transe por vontade própria caso não deseje continuar.

As sessões e os resultados proporcionados pela hipnoterapia são gratificantes, pois permitem que a pessoa retome o auto domínio e passe a resolver seus problemas de forma consciente.
É verdade que somos a chave para nossa transformação, mas todo mundo precisa de apoio e não é vergonha consultar um profissional da saúde. O seu bem estar deve vir em primeiro lugar.

ORONILCE DONIZETE FIGUEIREDO JÚNIOR é psicólogo, hipnoterapeuta e fundador da clínica Auto Domínio.