Destaques Política

Posses acontecem com restrições anticovid na região

Por Adriana Dias / Redação

4 de janeiro de 2021

Foto: Helder Almeida

PASSOS – As posses dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos, que normalmente costumam lotar as Câmaras com familiares, amigos e lideranças políticas, desta vez acontecem com diversas restrições por conta da pandemia do novo coronavírus e, em todos os 21 municípios da região, serão neste dia 1º de janeiro. As casas legislativas estão optando por cerimônias curtas, com restrições ao público, uso de álcool em gel e transmissões ao vivo pelo Facebook.


Você também pode gostar de:

Vendas de Natal aumentam até 18%

Em Passos, o evento na Câmara Municipal será realizado às 14h. O acesso para a cerimônia será restrito, com controle na portaria e limitação de pessoas, podendo cada um dos 11 vereadores comparecer com até seis convidados. Além da posse, os vereadores também vão eleger a Mesa Diretora para o biênio 2021/2022, composta da presidência, vice-presidência, 1ª secretaria e 2ª secretaria.

A reunião solene será transmitida nas redes sociais pela web TV Câmara Passos, pelo Facebook (Câmara Municipal de Passos – original) e canal do Youtube (TV Câmara Passos). Às 19h do dia 1º de janeiro os vereadores voltam a se reunir em reunião solene no plenário, para a posse do prefeito Diego Oliveira e o vice, Arlindo Nascimento, que também terão limitações de público.

Em São Sebastião do Paraíso, o prefeito eleito Marcelo Morais e seu vice Daniel Tales de Oliveira tomam posse no mesmo dia e horário que os vereadores, nesta sexta-feira, 1º, na Câmara de Paraíso. Em Alpinópolis, a posse do prefeito eleito Rafael Freire, do vice Leonaldo Cândido da Silveira, o Léo do Posto e dos vereadores eleitos acontecerá no dia 1º de janeiro, em sessão solene a ser realizada na sede do Legislativo, às 18h30.

A comissão formada para a organização decidiu que, devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, o evento não será aberto ao público. Toda a cerimônia será transmitida pelo canal da Câmara de Alpinópolis no Youtube.

Cada um dos 11 participantes — prefeito, vice e nove vereadores— terá direito a levar apenas cinco convidados. Assim, serão 55 convidados, além dos nove empossados, totalizando 64 pessoas nas dependências da Câmara. O prédio tem capacidade para 400 pessoas.

O Regimento Interno da Câmara determina que a eleição para a mesa diretora, que presidirá o Legislativo durante o biênio 2021/2022, seja feita logo após a posse de todos os eleitos, na mesma sessão solene. Essa eleição não é realizada por chapa, podendo cada vereador se candidatar de forma independente e buscar os votos entre os seus pares.

No entanto, as composições de situação e oposição já foram articuladas e as candidaturas registradas. Em São João Batista do Glória a posse tanto do prefeito e vice quanto dos vereadores será realizada às 10h no Espaço Esportivo Geraldo Rodrigues Ferreira. Será transmitida pelo Facebook.

Na cidade de Cássia a posse tanto do Legislativo quanto do Executivo será realizada às 10h e transmitida pela DTTV.
Em Ibiraci, pela primeira vez a população toda poderá acompanhar a posse do prefeito e da vice-prefeita, e dos vereadores pela internet no link www.camaraibiraci.mg.gov.br/#sessaoonline. A Sessão Solene de Posse acontecerá às 14h.

Em Itaú de Minas, também um caso excepcional e pela alteração da Lei Orgânica, as sessões de posse comumente eram realizadas às 19h. Neste ano por conta da pandemia o horário passou para as 10h com a posse dos vereadores e, na sequência, são empossados prefeito e vice. A solenidade ocorre na Câmara sem público, apenas um convidado de cada eleito.

A posse em Fortaleza de Minas será realizada na Câmara Municipal a partir das 10h, com a eleição da mesa e posse do prefeito, sendo possível a presença de apenas dois convidados para cada eleito. Em Piumhi a escolha do local foi pelo Piumhi Tênis Clube (PTC), às 19h com número limitado de pessoas, juntamente a posse dos vereadores, vice e prefeito.

Confira os horários das posses na região


Casos excepcionais alteram cerimônias em municípios

PASSOS – Excepcionalmente em São Tomás de Aquino quem tomará posse como prefeito é o vice eleito, Daniel Ferreira da Silva, em virtude da morte do prefeito eleito, Roneido Teófilo de Carvalho no dia 24 de dezembro, vítima de um infarto. O evento será realizado às 10h, na Câmara Municipal quando todos os eleitos tomam posse.

Em Delfinópolis a prefeita eleita Suely Lemos e a vice-prefeita Maria Beatriz Pinto iniciam os trabalhos da posse com a realização de uma missa em ação de graças, às 10h, na Paróquia Divino Espírito Santo, restrita aos eleitos e seus familiares. Às 11h, acontece o ato oficial de posse também dos vereadores, no Coreto da Praça Manoel Leite Lemos, com transmissão pelo Facebook da prefeitura.

O prefeito de Vargem Bonita, Samuel Alves de Matos, diagnosticado com covid-19 vai ter sua posse realizada por meio virtual. Estará com um link de casa participando da cerimônia que acontece às 10h, na Câmara Municipal, quando tomam posse os vereadores e o vice-prefeito.