Destaques Política

Políticos têm até sábado para prestar contas ao TSE

24 de setembro de 2020

Apenas a Justiça Eleitoral pode organizar o transporte de eleitores na zona rural. / Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PASSOS – Candidatos às Eleições 2020 têm até as 19h deste sábado, 26, para registrar suas informações no sistema de divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até quarta-feira, 23, 15 municípios da região tinham, ao todo, 22 candidaturas à prefeitura e 404 candidatos a vereador. Entre os municípios do Sudoeste mineiro presentes no sistema, São Sebastião do Paraíso é o que registra o maior número de partidos que lançaram candidaturas: são 24 agremiações diferentes na disputa. Até agora, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) é o partido com o maior número de candidatos na região (69), enquanto o Partido dos Trabalhadores (PT) é o que tem menos concorrentes na disputa (2). Os números apresentados na tabela pertencem ao balanço parcial, já que a atualização do sistema é realizada conforme a oficialização das candidaturas.

Para formalizar os pedidos de divulgação, a Justiça Eleitoral analisa os requerimentos enviados e, logo em seguida, já habilita o arquivo para a leitura no endereço virtual. Deste modo, a consulta apresenta todos os candidatos de acordo com a cidade e o cargo a ser disputado. A plataforma também mostra o nome que será apresentado na urna, número para a votação, partido de filiação, possíveis coligações, teto de gastos para a campanha, propostas, nível de escolaridade, ocupação profissional, valores de seus bens e ficha criminal.

Os interessados em consultar os dados dos candidatos devem acessar o portal www.divulgacandcontas.tse.jus.br e, logo na página inicial, é possível selecionar a unidade de federação a ser examinada. Em seguida, basta direcionar a pesquisa, que pode ser sobre os próprios candidatos ou sobre os diretórios estaduais e/ou municipais. A ferramenta oferece livre acesso para os cidadãos e não é necessário criar uma conta de usuário.

Eleitores

A 52 dias do pleito eleitoral, muitos eleitores pretendem conhecer melhor as propostas dos candidatos para decidir o voto. Diante da ferramenta de consultas disponibilizada pelo TSE, é possível identificar fatores que podem influenciar na tomada de decisão. Para a autônoma Jéssica Santos, o sistema é capaz de causar a sensação de confiança, já que apresenta registros oficiais.

Estou em dúvida a respeito dos meus votos, mas sei que devo ponderar sobre várias questões antes de decidir. Muitas pessoas não estão preocupadas com a política exercida no local em que vivemos, mas a cada dia vejo o quanto isso pode refletir em nossas vidas. Assim que acabar o prazo para os candidatos se registrarem, faço questão de consultar minhas opções para ter a certeza de que fiz a coisa certa. Sou jovem e tenho muitos sonhos, vou fazer a minha parte e espero que as pessoas considerem a importância que isso tem para todos”, disse.