Destaques Política

Polícia Civil terá plantão no Fórum contra crimes eleitorais

Por Nathália Araújo / Redação

13 de novembro de 2020

Foto: Arquivo FM

PASSOS – Com o intuito de conter possíveis crimes eleitorais, a equipe da Polícia Civil em Passos vai trabalhar com o Poder Judiciário, no domingo, 15. Ao todo, oito profissionais estarão a postos em uma unidade de atendimento que será montada no Salão do Júri, localizado no Fórum: um delegado, um escrivão e seis investigadores. De acordo com o delegado regional, Marcos Pimenta, o plantão tem por objetivo garantir que as eleições municipais de 2020 sejam justas e não apresentem quaisquer irregularidades. O ponto será utilizado exclusivamente para a abordagem de crimes eleitorais – os demais delitos devem ser encaminhados à Delegacia Regional de Polícia Civil de Passos, já que outras equipes estarão desenvolvendo os trabalhos habituais.

A criação desta delegacia tem grande importância para o processo eleitoral, uma vez que este se torna mais célere e, deste modo, podemos nos concentrar mais nos crimes deste setor, promovendo um retorno mais rápido e eficiente. Na data do pleito, estaremos mais próximos do juiz, do promotor e de todos aqueles que são autoridades para a Justiça Eleitoral, o que contribui para que o trabalho seja ainda melhor. Com toda certeza, o nosso principal objetivo é a segurança”, destacou Pimenta.

Um balanço da polícia aponta que, entre os crimes eleitorais mais comuns no município, estão o transporte irregular de eleitores, compra de votos, boca de urna, chuva de santinhos, coação ou ameaça, fraude no voto, divulgação de fatos que não são verídicos, calúnia e difamação. De acordo com o Código Penal Brasileiro, para cada tipo de desrespeito às normas, existe uma sanção específica – a maioria não conta com a possibilidade de pagamento de fiança. Para o registro de qualquer denúncia, a Polícia Civil pode ser acionada pelo telefone 197. Aqueles que quiserem enviar queixas referentes a crimes eleitorais podem utilizar o aplicativo Pardal, disponível nas plataformas Android e iOs.

LEIA TAMBÉM: Dr. Aquiles vira alvo e rivaliza com todos os candidatos de Passos