Cidadania Destaques

PMP realiza ações contra o suicídio

15 de outubro de 2020

Foto: Arquivo FM

PASSOS – A Prefeitura de Passos, através da Secretaria de Saúde e a Coordenação de Saúde Mental, vem trabalhando em ações internas com os profissionais da pasta. E, durante o mês de prevenção ao suicídio – setembro amarelo – o município ofertou aos servidores atendimentos voltados à saúde mental. De acordo com a nutricionista Larissa Soares Vilela de Queiroz, apoiadora institucional no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), foram realizadas em várias unidades de saúde ações de um projeto com o seguinte enfoque:

‘’Como está minha saúde mental?’’, incluindo atividades multidisciplinares e palestras abordando temas diversos, tais como: ansiedade, estresse e suicídio. O intuito é promover a conscientização sobre a prevenção ao suicídio, e o autocuidado, necessário especialmente nestes tempos de enfrentamento da pandemia da covid-19.

Quando se reúne uma equipe dinâmica e competente, é quase certo que bons frutos serão colhidos. Mas, a equipe NASF superou as expectativas e foram ainda mais longe que o previsto. É um orgulho trabalhar com profissionais tão capazes e dedicados. Parabéns a todos!” completou Queiroz.

Uma das ações realizadas junto à população, foi o Pit Stop do Setembro Amarelo, que ocorreu na Praça Geraldo da Silva Maia, onde foram distribuídos panfletos educativos, além da abordagem individual esclarecendo sobre os mitos e verdades em relação ao suicídio. Ao todo foram abordadas cerca de 140 pessoas. A administração municipal investe, também, na capacitação dos servidores que lideram o atendimento de urgência e emergência, a fim de agilizar a primeira assistência aos munícipes e efetivar o encaminhamento ao serviço especializado.