Destaques Moda

Pivotagem fashion

POR WAGNER PENNA / Especial para a Folha

5 de abril de 2021

Muitos falam em ‘pivotagem’ do sistema de varejo fashion. A definição sugere que é preciso ‘virar a chave’ ou ‘mudar tudo’ para enfrentar a nova fase pós-covid que o setor já enfrenta. E vai ficar ainda mais séria.

O fato é que o confinamento, a onda roxa, a renda baixa da população e globalização estão fazendo o povo da moda pensar e repensar suas atividades. Até agora, houve muito debate, muitas ‘lives’, muito disse-me-disse mas poucas indicações concretas sobre o que fazer no futuro próximo.

Porém, alguns pontos já se confirmam como definitivos. Entre eles, está o fato de quem tinha uma, duas ou três lojas e ficou com apenas uma ou nenhuma. Outra constatação é que as vendas por e-commerce não são tão fáceis como parecia no inicio da pandemia. Finalmente, os indicadores são claros ao mostrarem que o negócio moda caminha para ser assunto menos pulverizado e mais concentrado em quem pode investir pesado.
É trabalhar e esperar para ver.

 

VAIVÉM

Maio fashion: o salão Contemporâneo também foi marcado para aquele mês, em São Paulo. Assim como os salões Casamoda e o NovoShowroom, acontece entre 17 e 21.

Mostrando sua determinação e planos a longo prazo, a marca Tufi Duek lança nova coleção-cápsula. Um esforço para levar clientes ao showroom de Beagá poderá produzir efeito colateral positivo: muitos acabam comprando também em outras marcas.

Proprietário da Animale e outras marcas de prestigio, o Grupo Soma, está de olho também no comercio popular – comprando marcas de vestuário com preços mais acessíveis. Em entrevista, seus donos explicaram a mudança de rumo, considerando a nova realidade pós-vírus que o país enfrentará.

 

PONTO FINAL

O disse-me-disse no circuito fashion informa que a Minas Trend terá nova edição, em junho próximo – se a pandemia diminuir sua virulência. Será realizada no hotel anexo à antiga sede da Fiemg (promotora do evento) e com pouco mais de uma centena de expositores. Vai trazer compradores bacanas, convidados especialmente para o evento. E, óbvio, seguindo as precauções de não aglomeração e outros cuidados sanitários. Amém!