Destaques Geral

Piumhi vacina mais de oito mil animais na campanha antirrábica

21 de outubro de 2021

Foto: Reprodução.

A Prefeitura de Piumhi divulgou nesta quarta-feira, 20, o balanço da campanha de vacinação antirrábica, encerrada na semana passada. Segundo a administração, 8.043 animais foram imunizados na zona rural e urbana, conforme dados da Vigilância Ambiental/setor de Endemias. A vacinação teve início no dia 1º de setembro.

A campanha foi administrada pelo coordenador de Endemias, Luiz Henrique Vieira Mota, junto com agentes de Saúde e aconteceu nas localidades rurais e ainda em uma tenda montada na praça da Matriz. Foi vacinado um total de 7.103 cães, sendo 4.564 na área urbana e 2.556 na zona rural. Também foram imunizados 557 gatos na zona urbana e mais 366 na zona rural, totalizando 923 felinos.

A vacinação foi restrita para cães e gatos, acima de 3 meses de idade e, na ocasião, as fêmeas prenhas, não foram vacinadas. A vacinação do animal foi realizada somente nos pontos definidos. No dia 11 de setembro, foi realizado o DIA D da campanha, quando foram montados pontos estratégicos próximos aos Programas de Saúde da Família (PSFs) nos bairros Atalaia, Cruzeiro, Eliza Leonel, Bela Vista, Nova Piumhi, Novo Tempo, Pindaíbas, Lagoa de Trás e na Vigilância em Saúde (centro).

De acordo com a nota divulgada pela prefeitura, o coordenador explicou que, para aqueles que não puderam vacinar os animais abaixo de três meses ou fêmeas prenhas, no próximo ano já será possível. E ressaltou que a vacinação terá continuidade apenas para animais tomarem a segunda dose. Nesse caso, os donos devem levar seus cães e gatos no Centro de Zoonoses (canil municipal).