Cultura Destaques

Piumhi realiza cadastro de agentes culturais

17 de julho de 2020

A Casa da Cultura está localizada ao lado do único cinema da cidade, o Josue’s Cine. / Foto: Divulgação

PIUMHI – A prefeitura de Piumhi iniciou nesta semana o cadastramento de profissionais da área cultural do município – a ação ocorre até o dia 24 deste mês. O preenchimento do formulário neste período é importante, principalmente, para poder receber auxílio financeiro por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

A Diretora do Departamento de Cultura do município, Nair Andrade, explica que o cadastro é de suma importância para o setor cultural da cidade. “É através dele que temos a dimensão das áreas culturais existentes, nas suas mais diversas atividades”, afirmou. Ela ressalta que já houve tentativas de realizar o cadastro, porém sem sucesso. “Precisamos que esse cadastro esteja todo concluído até o dia 24 de julho, pois a ideia primordial agora é poder auxiliá-los no recurso”, disse.

A Lei Aldir Blanc foi sancionada dia 29 de junho e tem o objetivo de ajudar profissionais e organizações culturais que perderam sua renda devido à crise do coronavírus. “A cultura vive toda voltada para um público ativo, presente. Infelizmente, não é o que está podendo acontecer”, frisou a diretora. Entretanto, Nair relata que é importante realizar o cadastro mesmo que não seja possível pleitear o recurso da lei.

Os cadastrados também terão todo suporte necessário para participarem de futuros editais e de leis emergenciais que surgirem”, disse ela.

Para realizar o cadastro, basta preencher um formulário disponível na página do Facebook da Casa de Cultura Oscar Alves Rocha ou na Prefeitura Municipal de Piumhi e enviar pelo e-mail [email protected] Também é possível requisitar pessoalmente na Casa da Cultura, localizada na Praça Dr. Avelino de Queiroz, nº 193. Podem se cadastrar artesãos, músicos, compositores, profissionais de literatura, profissionais da dança, pintores, desenhistas, artistas circenses, grupos e associações culturais, além dos demais artistas locais. A lista completa está disponível na rede social.