Cidadania Destaques

Piumhi quer construção do Centro de Convivência da Melhor Idade

20 de fevereiro de 2021

Foto: Divulgação

PIUMHI – O prefeito Paulo César Vaz, acompanhado da secretária de Assistência Social, Kátia Regina Faria, visitou nesta semana o terreno do município onde será implantado o Centro de Convivência da Melhor Idade. O local, de 775 metros quadrados, fica no bairro Pérola Negra. O objetivo da administração é conseguir apoio de deputados para construção do centro. O valor estimado para a obra é de R$798 mil.

Tendo em vista a crescente mudança na pirâmide etária com o aumento da expectativa de vida e pensando no atendimento da demanda dessa parte da população, foi criado dentro do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), por meio do Serviço de Fortalecimento de Vínculos, o Centro de Convivência da Melhor Idade. O Centro atende atualmente cerca de 90 idosos.
Nele, são ofertadas oficinas de modo que o idoso reforce seu vínculo social, trabalhe atividades que fortaleçam sua autonomia e garanta os seus direitos, além de atividades físicas específicas, inclusão digital e outros.

De acordo com o prefeito, a construção deste Centro da Melhor Idade ofertará mais qualidade de vida para a população.

A construção de um novo espaço de referência para o idoso trará muitos benefícios. Com ele, vamos reduzir a vulnerabilidade e os riscos que os idosos correm no decorrer do processo de envelhecimento. Se hoje conseguimos atender 90 pessoas, com a construção do novo espaço poderemos atender todos idosos do município, em um espaço amplo, seguindo as orientações de mobilidade física, proporcionando ainda áreas de atendimentos individuais, coletivos, além de um espaço para saúde com piscina e equipamentos para exercícios físicos e fisioterapêuticos

Vaz disse ainda que nesse momento de pandemia é preciso pensar em ações efetivas de pronto atendimento acolhedor socioassistencial.