Destaques Geral

Piumhi e Paraíso vão receber vacina da Pfizer

1 de junho de 2021

divulgação

PASSOS – Piumhi e São Sebastião do Paraíso também vão receber vacinas da Pfizer contra a covid-19. De acordo com informações do governo do Estado, mais 26 municípios foram incluídos na lista de distribuição do imunizante. Na semana passada, somente Passos, na região, estava entre as 47 cidades que receberam o medicamento.

Ontem, as 60.840 doses da Pfizer saíram em caminhões escoltados pelas Forças de Segurança para o aeroporto da Pampulha, de onde estão sendo enviadas, por via aérea, para as Unidades Regionais. Segundo o governo estadual, das regionais, as vacinas seguirão para os 73 municípios selecionados, a partir de critérios técnicos, pela Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG Nº 3.429) para receberem as doses da fabricante. Esta remessa da Pfizer é destinada à vacinação de pessoas com deficiência permanente, comorbidades, trabalhadores do transporte aéreo, Forças de Segurança e Salvamento.

Entre os critérios usados para definir as cidades que receberão o imunizante da Pfizer estão: ter população entre 30.000 e 78.999 habitantes; ter equipe capacitada para a administração da vacina; os municípios deverão estar distantes no máximo 2h30 da capital, por modal aéreo ou rodoviário (veículo refrigerado), para garantir a preservação da temperatura de transporte indicada (-15°C a -25°C) e até 12h entre (2°C a 8°C), e outras.

Além do imunizante da Pfizer, o governo também está distribuindo 561.750 doses da AstraZeneca, que integram o 21º lote de vacinas. As vacinas da AstraZeneca são destinadas à ampliação da imunização de pessoas com comorbidade, deficiência permanente, Forças de Segurança e Salvamento e a inclusão de trabalhadores do transporte aéreo e portuário.