Destaques Meio Ambiente

Piracema tem início

12 de novembro de 2020

Começou a valer desde 1º de novembro, a restrição de pesca de peixes nativos nas Bacias Hidrográficas do Leste de Minas Gerais e dos Rios Grande, Paranaíba e São Francisco devido ao período da Piracema. Nesta época, ocorre a migração das espécies para a cabeceira dos corpos d’água para a conclusão do ciclo reprodutivo. A limitação na atividade pesqueira em Minas Gerais se estenderá até 28 de fevereiro de 2021.


O que você também vai ler neste artigo:

  • Fiscalização
  • Na região
  • Educativa
  • Blitz Piracema
  • Informativos
  • Piracema

Fiscalização

Para garantir a livre reprodução dos peixes e o cumprimento das regras previstas nessas portarias, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) já iniciou os trabalhos de fiscalização para orientar os pescadores sobre a restrição. A fiscalização também atuará na repressão de pessoas que não respeitarem as normas previstas pelo IEF para o período.

Na região

As atividades instrutivas, inclusive, já tiveram início. Equipes da Semad e da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMamb) estiveram em campo entre os dias 18 de outubro e 1º de novembro para a fiscalização pré-Piracema. Os trabalhos foram realizados em trechos do Rio Paraíba do Sul, na divisa de Minas com o Rio de Janeiro, e na região da Usina Hidrelétrica Mascarenhas de Morais, no Sul de Minas.

Educativa

Uma blitz educativa, com distribuição de panfletos com informações sobre a Piracema e máscaras de proteção à covid-19, também foi realizada pela equipe da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Alto São Francisco. A atividade foi feita no último dia 29, em parceria com a PMamb na MG-050, em Divinópolis.

Blitz Piracema

Além de inspeção para encontrar armadilhas irregulares para captura de peixes nos corpos d’água, os fiscais e policiais também orientam os pescadores quanto às restrições para o período da piracema. Até 28 de fevereiro, outras operações também serão realizadas pela Semad, no intuito de coibir e prevenir irregularidades.

Informativos

Dentre as atividades de fiscalização a serem realizadas até 28 de fevereiro também está prevista a distribuição de informativos para comerciantes de produtos de pesca respondendo dúvidas comuns sobre as restrições da atividade.

Piracema

A piracema é o movimento de subida para a cabeceira dos rios de várias espécies de peixes, conhecidos como migradores, com o objetivo de concluírem seu ciclo reprodutivo. Ocorre em todo o mundo e no Brasil acontece anualmente no período das chuvas de verão, que contribuem para o aumento do nível dos rios, da temperatura e da turbidez, além de alterar outras variáveis físico-químicas da água.