Destaques Geral

Período de chuvas reabastece reservatórios da Saae

Por Talita Souza / Redação

15 de dezembro de 2020

O ribeirão Bocaina, responsável por abastecer o município, chegou a ter uma queda de 40% na vazão. / Foto: Arquivo FM

PASSOS – Com o início do período chuvoso os reservatórios do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), de Passos, estão cheios. No final de setembro, devido ao período de seca na região, o ribeirão Bocaina, responsável por abastecer o município, chegou a ter uma queda de 40% na vazão.

De acordo com Ronaldo Nunes, da equipe técnica do Saae, responsável pelo Sistema Rio Grande de Tratamento e responsável pela Estação de Tratamento de Esgoto, durante o período de seca, houve dificuldade de abastecimento nos bairros Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida e uma parte do centro.

Tivemos que fazer algumas manobras, nesse período algumas pessoas ficaram até 24 horas sem água. Depois que aprendemos a fazer as manobras e levar água para todos os lugares”, disse.

Ainda de acordo com Nunes, um dos fatores que levou a dificuldade de abastecimento foi o alto consumo de água devido ao aumento de queimadas e a temporada de altas temperaturas.

Alinhado a tudo isso, como foi um período muito longo sem chuvas a vazão do ribeirão Bocaina foi diminuindo ao longo do período. Chegando em meados de setembro, nós tivemos alguns problemas na captação do Bocaina, ele diminuiu um a dois milhões de litros por dia. Consequentemente, tivemos que aumentar a demanda do volume captado no sistema do Rio Grande, que teve um acréscimo, no mês de setembro, de 15% no aumento do consumo pelo sistema Rio Grande e o Bocaina um decréscimo de 5%. No finalzinho dos dias de setembro e outubro, teve dia que estávamos tratando três milhões de litros por dia menos no Bocaina e três milhões a mais no Rio Grande”, explica.

Pedro Teixeira, diretor geral do Saae, de Passos, também falou sobre a normalização dos reservatórios devido a temporada chuvosa.

Com as constantes chuvas, nossos reservatórios estão a contento! Toda a cidade está abastecida, podendo faltar água somente em algum local pontual por estouro de rede que necessite de reparo, pois nesse momento temos de fechar a rede para conclusão dos trabalhos! Continuamos a pedir que os usuários mesmo nesse período de chuva e abastecimento regular continuem utilizando água com consciência e utilizando nossas dicas de economia”.